Quem sou eu

Ao chegar em uma casa é maravilhoso ser recebida, em uma linda sala, bem decorada, arrumada....Sentar em um confortável sofá....Mas, quando sou chamada para ir a cozinha, conversar ajudando na preparação de algo que iremos degustar juntos ....é que me sinto realmente bem-vinda, integrada e a vontade. Aonde durante o preparo das refeições e ao redor da mesa todos relaxam, riem, choram, trocam idéias, soltam a criatividade, tomam decisões, fazem acordos.... Sou uma Chef de Cozinha descendente de italianos, portanto só poderia achar a cozinha o melhor lugar do mundo para falar. Associo a Gastronomia Funcional com minha origem mediterrânea cheia de aromas, ervas aromáticas, cores e sabores frescos .... Estas duas faces de mim, resulta em uma outra culinária saudável, muito saborosa, perfumada, sem regras inflexíveis. Aonde faço da minha cozinha uma fonte de saúde e prazeres... Este blog é isto, um convite para você entrar e conversarmos a respeito de técnicas de gastronomia, cozinha na saúde, alimentação com prazer, bem-estar, idéias, vida, sentimentos e o que mais aparecer ... Entre e fique a vontade.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Pimentão Recheado com Bacalhau

Ingredientes 

4 pimentões vermelhos médios, lavados e secos,  sem sementes (reserve a tampa) 

12 Palitos de madeira (tipo de dentes)

Óleo para untar

Recheio

250gr de bacalhau desfiado e dessalgado (uma vez e aferventado)
250gr de batata cozida, descascada e amassada
1 colher (sopa) azeite extra virgem
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de salsinha picada

 Modo de Preparo

Misturar os ingredientes do recheio. Rechear e fechar os pimentõs com palitos.
Aquecer o forno. Untar forma. Arrumar os pimentões. Leve para assar em forno médio para dourar levemente, por 30 minutos mais ou menos, virando na metade do tempo os pimentões. Retire os palitos antes de servir na travessa ou prato.

Sirva acompanhado de salada de folhas verdes.


 Dica

Varie a apresentação: Depois de assados, fatie (2cm) e arrume em travessa ou no prato. Usando os pimentões verdes e amarelos, alternados) ,dá um colorido muito bonito.
Corte os pimentões na metade (comprimento ou largura), recheio e salpique com farinha de milho misturada com ervas frescas picadinhas e/ou parmesção ralado.
Pode adicionar ao recheio brócolis cozidos e picadinho ou alho-poró.


Importante Dica: Bolinho de Bacalhau


Este recheio pode ser usado para fazer bolinhos. Não acrescente ovos.

O melhor tipo de batata para isto é a Asterix, casca rosada ou avermelhada (DICAS/Tipos de Batatas).

E tenha cuidado com a farinha. A quantidade sempre depende do tipo de batata, caso use a Asterix, mantenha a quantidade da receita. Ao usar outro tipo, acrescente mais uma colher (sopa) se ficar muito úmido a massa.
Dê forma a massa fazendo quenelle (TÉCNICAS) ou coloque as colheradas diretamente no óleo.

Use para fritar (imersão) óleo de soja e se possível, aromatize com 1/2 xícara de azeite. Deixe o óleo aquecer. Coloque poucos bolinhos de cada vez para fritar e não fique mexendo (isto esfria o óleo e deixa os bolinhos encharcados de óleo). Vire uma única vez, se necessário, para dourar por igual. Deixe escorrer em uma peneira suspensa e depois leve ao papel absorvente.

Sirva molho de pimenta, em separado.




quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Arroz de Carreteiro de Panela de Pressão

Ingredientes

400g de carne seca (dessalgada, cozida e desfiada)
5 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho
1 tomate picado
1 pimentão vermelho picado
1 xícara (chá) de arroz
2 xícaras (chá) de água
sal a gosto
cheiro a verde a gosto


Modo de preparo 

Na panela de pressão coloque o azeite, a cebola, o alho, o tomate, o pimentão, a carne seca, o arroz, a água e o sal; tampe a panela e assim que pegar pressão, marque 7 minutos.
Deixe sair a pressão da panela, abra,acrescente o cheiro verde e misture com cuidado. Sirva acompanhado de salada de folhas verdes.


Dica 

Preparo da Carne Seca: Corte em pedaços menores. Deixe de molho de um dia para o outro, troque a água, se possível. Leve em panela e deixe levantar fervura. Escorra a água. Coloque em panela de pressão e cubra de água e deixe pegar pressão, por 15 minutos. Desligue. Escorra, deixe esfriar um pouco e desfie. Pode ser congelada neste momento, em porções para serem usadas em receitas futuras.

Troque a carne seca seca por bacalhau dessalgado e desfiado.

Ganhe nutrientes e fibras, trocando o arroz branco por arroz integral ou arroz cateto integral. Aumente uma xícara (chá) de água e deixe 10 minutos na pressão.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Camarões Flambados acompanhados de Ervilha Torta

                              Camarões com Aspargos


Ingredientes

Camarões Grelhados e Flambados
1 kg de camarões grandes limpos
1 colher (sopa) manteiga sem sal
1 colher (sopa) azeite
1 cálice de conhaque ou cachaça para flambar
Salsinha a gosto
2 dentes de alho picadinhos
Alecrim, tomilho, sal e pimenta a gosto

Ervilhas Tortas Salteadas
200gr de ervilha torta cozidas “al dente” ou no vapor
1 colher (sopa) azeite
Sal
Pimenta Rosa em grãos

Modo de Preparo/Camarões:
Em uma frigideira antiaderente bem grande, em fogo alto, aqueça o azeite e a manteiga Doure o alho com  alecrim e tomilho. Acrescente os camarões e  grelhe rapidamente (2 minutos de um lado e 1 minuto de outro) ou  até que fiquem um tom rosado dourado dos dois lados. Sal e pimenta do reino moídos na hora. Coloque a cachaça em uma concha (para sopa), acenda  e coloque na frigideira sobre os camarões, flambando. Jogue a salsinha picada por cima Sirva imediatamente, acompanhados de ervilhas tortas.

Modo de Preparo/Ervilhas Tortas:
Aqueça uma frigideira antiaderente. Coloque o azeite e aqueça. Junte as ervilhas tortas e movimente a frigideira de modo que toas as ervilhas passem pelo azeite. Deligue e coloque o sal e as pimentas rosas. Sirva com os camarões.

Dicas

O camarões podem ser com casca e rabo ou limpos completamente. Com casca fica mais bonito a apresentação, mas das duas maneiras ficam saborosos.

Varie trocando as ervilhas tortas por aspargos frescos, cozidos e salteados ou grelhados.




                                        Ervilha Torta


sábado, 13 de novembro de 2010

Focaccia com Tomates Grelhados


Ingredientes

Focaccia
1 kg de farinha de trigo branca
1 colher (sopa)  sal marinho
200 ml de azeite de oliva extra virgem
500 ml de água morna
30 g de fermento biólógico
1 colher (sopa) açúcar demerara ou branco
Galhos de alecrim fresco
Sal grosso
Azeite para pincelar

Cobertura
4 tomates Débora (ou outro) maduros e firmes sem pele e sem semente cortados em meia lua
10 tomates cerejas maduros e firmes cortados ao meio
Folhas de manjericão
1 cebola grande

Modo de preparo

Numa tigela, misturar todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Untá-la com azeite e deixar descansar para fementar por uma hora, coberta. Abrir a massa a 1 cm de espessura e colocar numa forma retangular, untada. Pincelar com azeite extra virgem por cima e deixar fermentar mais um pouco até  dobrar de altura. Povilhar folhas de alecrim e sal grosso por cima e levar ao forno a 220° por 25-30 minutos ou até dourar. Ao retirar do forno, pincelar mais uma vez com azeite extra virgem.
Retirar da forma e deixar resfriar.
Numa grelha bem quente, colocar os tomates para assar. Temperá-los com pouco sal e azeite de oliva. Fatiar finamente a cebola e também grelhá-las com cuidado para não queimá-las. Distribuir os tomates e a cebola sobre a focaccia e servir. Salpicar o manjericão.

Dica

Acrescente fibras com ½ xícara (chá) de aveia em flocos finos ou farinha de linhaça.
Pode trocar metad da farinha de trigo braça por integral.
Sirva com esta cobertura ou apenas com sal grosso e alecrim como acompanhamento de assados ou sopas ou saladas.
Pode usar apenas tomates cerejas maduros ou outro tomate maduro de sua escolha.
Mude ou acrescente outros legumes à cobertura: berinjela, abobrinha, cogumelos, pimentões vermelhos, etc.
Azeitonas ou alcaparras também ficam ótimas.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Peito de Pato com Escarola e vinagrete de Porto



O peito de pato é uma carne excepcional que deve ser servida sempre rosada.
O amarguinho da escarola e o adocicado do vinagrete de vinho do Porto combinam perfeitamente com o sabor mais intenso do peito de pato.

Ingredientes

2 peitos de pato de 200 g com pele
1 cebola roxa bem picada
1 colher (sopa) azeite de oliva
50 ml de vinho do Porto (1/2 taça pequena)
1 colher (chá)mostarda tipo Dijon
3 xícaras (chá) escarola
1 colher (sopa) castanha de caju quebrada e levemente tostada
Sal e pimenta do reino moída na hora

Modo de Preparo

Aqueça o forno a 180ºC.
Recorte o excesso de gordura lateral do peito de pato. Faça 4 cortes superficiais paralelos na parte da pele, mas que não chegue à carne. Tempere com sal e pimenta do reino.
Coloque os peitos de pato em um a frigideira. Grelhe-os em fogo baixo, com a pele para baixo, até que a pele pareça um crocante. Aumente o fogo e toste a parte da carne por 2 minutos. Transfira para uma assadeira pequena, com a pele para baixo e leve ao forno quente por 5 minutos. Retire do forno e coloque em uma travessa coberta com folha de papel alumínio, enquanto prepara a escarola.
Da frigideira, descarte toda a gordura menos o equivalente a uma colher de sopa. Junte o azeite e doure a cebola. Tire a frigideira do fogo e despeje o Porto. Volte ao fogo baixo e “limpe” o fundo com uma colher de pau. Retire novamente do fogo e misture a mostarda, sal e pimenta. Junte a escarola, misture bem e refogue por um minuto apenas. Coloque por cima a castanha de caju quebrada.
Corte o peito de pato em fatias de menos de 1 cm (com a faca inclinada para aumentar o tamanho da fatia) e sirva com a escarola morna.

Alimentos Coloridos


As cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos. Estas substâncias, além de colorir desempenham, frequentemente, papéis importantes na prevenção e na proteção do organismo contra doenças infecciosas.

Uma dieta colorida tem mais chances de ser mais saudável.
A cor dos alimentos pode ser uma ótima pista para selecionar ingredientes com boas doses de proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais dentre outros elementos nutritivos. Determinados alimentos da mesma cor têm, em sua maioria, princípios nutritivos ou componentes bioativos semelhantes. Por isso mesmo é tão importante manter a diversidade de colorações na alimentação, quanto mais colorido o prato, mais compostos químicos, pigmentos e composições de fibra alimentar serão fornecidos ao organismo. O que muitas pessoas não sabem é que as cores dos alimentos também estão relacionadas às suas propriedades de aumentar-lhes o ânimo. Isso ocorre porque os alimentos coloridos apresentam substâncias que aumentam a energia e a disposição. Essas substâncias são conhecidas como flavonóides, uma família de polifenóis, regularmente utilizados na dieta humana pelo consumo de frutas e vegetais. Para uma alimentação equilibrada, é necessário o consumo de fontes de carboidrato (pães, arroz, batata, farináceos, etc.), proteína (carnes, ovos, leite e derivados e algumas leguminosas como a soja) e as vitaminas e minerais presentes nas frutas e hortaliças.

Alimentos brancos
A cor branca é dada pelo pigmento flavina. A presença dessa substância indica alimentos ricos em minerais, carboidratos, vitamina B6 e outros nutrientes. Tudo isso favorece a renovação celular e protege o sistema imunológico, melhorando as defesas orgânicas. Também contribuem na formação e manutenção dos ossos, auxiliam na regulação dos batimentos cardíacos e são fundamentais para funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.
Os legumes e vegetais brancos costumam ter cálcio e fósforo, sendo que esses minerais essenciais ajudam na formação e manutenção dos dentes e na elasticidade dos músculos. Pertencem a este grupo: leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo, banana, algas marinhas, alho, cebola, chuchu, feijão branco, maçã, mandioca, nabo, palmito, pêra, pinha e rabanete.

Alimentos vermelhos

O vermelho é conseqüência da presença de licopeno, pigmento com ação semelhante ao betacaroteno. Normalmente aparece associado à vitamina C, formando uma dupla com efeito antioxidante que, entre outros benefícios, colabora na prevenção do câncer e do stress.
Em estudos recentes, alimentos vermelhos foram apontados como um protetor eficaz contra o aparecimento de câncer de próstata e por conter a substância antocianina, estimulam a circulação sangüínea. Pertencem a este grupo, morango, tomate, melancia, caqui, goiaba vermelha, beterraba, cereja, framboesa, nectarina, pimentão, pitanga e romã.

Alimentos amarelos

O tom amarelo ou alaranjado provem do betacaroteno, ou pró-vitamina A, da vitamina B3 e do ácido clorogênico. É um pigmento fundamental para a manutenção dos tecidos e dos cabelos, mantêm o sistema nervoso saudável e ajudam a prevenir o câncer de mama, O betacaroteno também beneficia a visão noturna e atua no metabolismo das gorduras. Os alimentos amarelos são ricos em vitamina C, que participa da síntese de colágeno e tem ação antioxidante contra os radicais livres.
Pertencem a este grupo mamão, cenoura, manga, laranja, abóbora, pêssego, damasco, abacaxi, ameixa, caju, carambola, damasco, cenoura, laranja, limão-cravo, maracujá, melão, milho, nêspera, pêssego, pimentão amarelo e tangerina.

Alimentos arroxeados

Alimentos nas tonalidades roxa, preta ou azulada contêm antocianina, um tipo de pigmento ligado à presença da vitamina B1. E é justamente a vitamina B1 o elemento essencial para a transformação dos carboidratos e outros nutrientes em energia. A falta de vitamina B1 pode levar à perda de apetite, redução do peso e até à anorexia(um desvio de comportamento alimentar que pode até mesmo levar à morte).
Pertencem a este grupo a uva, a ameixa, o figo, a alcachofra, a beterraba, a berinjela, o feijão-perto, a jabuticaba e o repolho-roxo contêm ácido elágico, substância que retarda o envelhecimento e neutraliza as substâncias cancerígenas prevenindo diversos tipos de câncer.

Alimentos verdes
O pigmento que define a cor deste grupo de alimentos é a clorofila, considerada um potente energético celular. Também têm substâncias cálcio, vitamina C e A. Apresentam como efeitos terapêuticos a desintoxicação das células, a inibição dos radicais livres (que danificam as células e causam doenças), tem propriedades anticancerígenas, auxiliam na proteção do coração, protegem o cabelo e a pele, melhoram o sistema imunológico e são importantes para os ossos e contração muscular.
Pertencem a este grupo os alimentos verdes como os vegetais folhosos, tais como o abacate, abobrinha, acelga, alface, quiabo, repolho, salsa, agrião, pimentão verde, brócolis, chicória, vagem, couve, kiwi, ervilha, espinafre, limão, pepino, rúcula, escarola e manjericão.

Alimentos marrons

Ricos em fibras, e vitaminas do complexo B e vitamina E, os alimentos de cor marrom regulam o funcionamento do intestino, prevenindo problemas que vão desde a prisão de ventre até o câncer. Também ajudam a controlar o colesterol e o diabetes e melhoram a flora intestinal.
As sementes oleaginosas, incluídas neste grupo, são excelentes fontes do mineral selênio e de vitamina E. Elas têm efeito antioxidante, vasodilatador, anticoagulante e contra a fadiga. Pertencem a este grupo amêndoas, amendoim, arroz integral, aveia integral, avelã, canela, castanha, centeio, cevada, grão-de-bico, feijão, lentilha, nozes, pão integral, pinhão, soja, tamarindo e trigo.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

A Presidente ou Presidenta?

"Famoso pelos programas de TV sobre língua portuguesa, o professor Pasquale Cipro Neto explica que normalmente as palavras que terminam 'nte' não tem variação. O que identifica o gênero, destaca ele, é o artigo que o precede, como por exemplo, o gerente, a gerente, o pedinte, a pedinte. O sufixo é originário do latim, do particípio presente, e segue a mesma regra atualmente no português, italiano e espanhol.

— Algumas, pelo uso, acabam se impondo também na forma feminina, como presidenta, que está em todos os dicionários e que pode perfeitamente ser usada. Se Dilma fizer questão de ser presidenta, ninguém vai poder contrariá-la. Se ela quiser ser chamada assim, terá todo o direito."

Pasquale Cipro Neto é professor de português desde 1975. É consultor de língua portuguesa do Departamento de Jornalismo da Rede Globo, em São Paulo, desde 1996.

É colunista dos jornais Folha de S.Paulo e Diário do Grande ABC, entre outros. É autor do anexo gramatical do Manual de Redação da Folha de S.Paulo. Trabalha há dezoito anos na Folha, onde atua no Programa de Qualidade e na Editoria de Treinamento.

Além de ministrar palestras por todo o país, Pasquale é o idealizador e apresentador do programa Nossa Língua Portuguesa, transmitido pela Rádio Cultura AM e pela TV Cultura, e do programa Letra e Música, da Rádio Cultura AM.

Obras de autoria do professor:
• Gramática de Língua Portuguesa, em co-autoria com Ulisses Infante;
• O Brasil na Ponta da Língua,
em co-autoria com Gilberto Dimenstein;
• CD-ROM Nossa Língua Portuguesa
(responsável pelo conteúdo didático);
• Português com o prof. Pasquale,
série composta por 7 títulos;
• Inculta e Bela,
série composta por 4 títulos;
• O Dia-a-dia da Nossa Língua;
• Nossa Língua em Letra e Música;
• Nossa Língua Curiosa;
• Software "Pasquale Explica"



Livro: Manual do Proprietário

Sinopse:

O Dr. Edmond Saab Jr. esclarece nesta obra que não existe um milhão de causas para um milhão de doenças diferentes - o autor acredita que todo tipo de degeneração no organismo acontece em função de alterações básicas. Se conseguirmos controlá-las, a doença não encontrará condições para se manifestar e, se já estiver instalada e em evolução, terá que estacionar e/ou regredir. Esta obra tem como propósito mostrar como é fácil cultivar o bom funcionamento do nosso organismo.


Dr. Edmond Saab Jr.

Especialista em Clínica Médica e Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia
Especialista em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia
Especialista em Medicina Ortomolecular (Bioquímica Médica)
Especialista em Medicina Hiperbárica
Tem experiência de 15 anos de trabalho em Unidades de Terapia Intensiva

É médico do corpo clínico do Hospital do Coração
Já participou de inúmeros congressos internacionais, em especial da Semana Médica de Baden-Baden, na Alemanha, onde esteve presente nos últimos 11 anos para aprendizagem e prática da Medicina Quântica, também conhecida como Medicina Vibracional.
É idealizador e diretor do Centro Integrado de Medicina Preventiva, de São Paulo e do município de Vinhedo (SP).


www.cimpsaude.com

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Está com pressa? Risoto Integral


Ingredientes


400gr de carne (fraldinha/acem) moída (frango)
2 xícaras (chá) de mistura de arroz cateto integral com vermelho
1 colher (sopa) alho picadinho
2 colheres (sopa) azeite
2 tomates maduros e firmes ralados grosso
1 colher (sopa) açafrão da terra (cúrcuma)
6 xícaras (chá) água filtrada quente
1 cenoura ralda grosso
1 bouquet garni (TÉCNICA)
sal
pimenta calabresa (opcional)
parmesão ralado (opcional)

Modo de Preparo

Em panela de pressão, coloque o azeite e doure o alho. Junte a carne e deixe refogar. Acrescente o tomate, sal, pimenta. Mexa bem e acrescente o arroz. Mexa bem. Junte a água, açafrão bouquet garni. Feche a panela. Deixe pegar pressão e marque 20 minutos em fogo médio. Desligue e espere 5 minutos para abrir. Retire o bouquet garni e sirva com queijo parmesão ralado.
Acompanha uma salada verde.

Dica

Capriche no Bouquet Garni: ervas frescas de manjericão, orégano, tomilho e alecrim

Acrescente na receita 1/2 xícara (chá) cogumelo paris fatiado.

O arroz cateto integral com vermelho eu compro (a granel) na zona cerealista próximo ao Mercadão (Mercado Municipal de SP). Também existe boas marcas que vendem já empacotados (supermercados e lojas especializadas). Caso não encontre, faça com a mesma quantidade de arroz cateto integral ou arroz integral.

Varie o recheio: Troque a carne moída por frango, shitake, legumes a gosto (de textura firme).

Logo após abrir a panela acrescente ervas frescas picadinhas.