Quem sou eu

Ao chegar em uma casa é maravilhoso ser recebida, em uma linda sala, bem decorada, arrumada....Sentar em um confortável sofá....Mas, quando sou chamada para ir a cozinha, conversar ajudando na preparação de algo que iremos degustar juntos ....é que me sinto realmente bem-vinda, integrada e a vontade. Aonde durante o preparo das refeições e ao redor da mesa todos relaxam, riem, choram, trocam idéias, soltam a criatividade, tomam decisões, fazem acordos.... Sou uma Chef de Cozinha descendente de italianos, portanto só poderia achar a cozinha o melhor lugar do mundo para falar. Associo a Gastronomia Funcional com minha origem mediterrânea cheia de aromas, ervas aromáticas, cores e sabores frescos .... Estas duas faces de mim, resulta em uma outra culinária saudável, muito saborosa, perfumada, sem regras inflexíveis. Aonde faço da minha cozinha uma fonte de saúde e prazeres... Este blog é isto, um convite para você entrar e conversarmos a respeito de técnicas de gastronomia, cozinha na saúde, alimentação com prazer, bem-estar, idéias, vida, sentimentos e o que mais aparecer ... Entre e fique a vontade.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Palitos de Peixe

O que minha filha mais aprecia para comer ... PEIXE OU FRUTOS DO MAR ..... Bom Apetite !!!


PALITOS DE PEIXE (ou camarão ou lagosta ou lagostim)

180g de filé de peixe, cortado em tiras (com faca ou tesoura). Ou outro fruto do mar.
Raspas de 1 limão (siciliano ou tahiti)
Sal
Pimenta (a gosto)
Ervas frescas em ramas.

Deixar marinando por 1 hora. Escorrer bem. reservar.

3 collheres (sopa) de amido de milho (Maisena ou outra marca)
2 ovos, batidos ligeiramente
100g de farelo de pão (pão torrado, integral ou branco) ralado ou farinha de rosca ou farinha de milho passada na peneira
Azeite

MODO DE PREPARO

Passar os palitos de peixe no amido de milho, no ovo e no farelo de pão. Reservar. Aquecer uma frigideira antiaderente e untar com azeite. Levar os palitos de peixe (de 4 em 4) para grelhar. Um lado por 2 minutos e depois o outro lado. Deixar cada lado douradinho. Proceder igualmente com os outros frutos do mar indicados. Ir reservando. servir com maionese temperada ou molho de sua preferência ou shoyu ou pimenta ou limão.

MAIONESE TEMPERADA

1 pote de 250g de maionese de boa qualidade (ou bater em casa)
Punhado de endro fresco picadinho ou eervas frescas a gosto ou alcaparras ou picles escorrido e picado ou mostarda Dijon
1 colher (sopa) suco coado de limão

MODO DE PREPARO

Misture e guarde em geladeira. Sirva acompanhada dos Palitos de Peixe.

DICAS

Peixe: Linguado ou Gujões ou Badejo ou Pescada ou Saint Peter ou Porquinho ou Tilápia.

Cheesecake de Cereja



Versão um pouco mais tradicional ...

Cheesecake de Cereja

Para a cobertura deste cheesecake, use geléia de cereja pronta. Existe uma marca francesa de geléias sem adição de açúcar, que se compra aqui no Brasil, nos supermercados, que é perfeita para esta cobertura: as cerejas são inteiras e muito saborosas. Apenas leve ao fogo com 1/4 xícara (chá) de água filtrada, mexendo para ficar um pouco mais fina, leve e flúida. Não use cerejas em conserva ao maraschino como substitutas porque fica muito diferente.

INGREDIENTES

200g de biscoito doce com fibras (ou tipo "Maizena ou Maria")
2 colheres (sopa) manteiga amolecida, sem sal

300 g de cream cheese
1 colher (chá) açúcar de confeiteiro
1 colher (chá) de essência de baunilha
Suco coado de 1 limão (preferência ao siciliano)
250 ml de creme de leite fresco

1 vidro (284 g) de geléia de cereja (ou framboesa ou frutas vermelhas ou amora ou damasco ou morango ou jabuticaba ou mirtilo)

PREPARO DA MASSA

Bata os biscoitos no processador de alimentos até que esfarelem (ou no liquidificador). Junte a manteiga e bata de novo até que virem uma massa compacta (se usar o liquidificador, misture a manteiga com os biscoitos esfarelados com a mão, em uma tigela).

Pressione esta mistura no fundo de uma fôrma redonda com fundo removível de 20 cm de diâmetro. Apenas o fundo. Deixe camada fina. Leve ao forno pré aquecido, 200 graus, por 20 minutos ou dourar levemente. Esfriar e reservar.

PREPARO DO RECHEIO

Bata juntos o cream cheese, o açúcar, a essência de baunilha e o limão, até a mistura ficar cremosa.
Espalhe sobre a base de biscoitos assada e fria. Alise (o recheio) com uma espátula. Deixe na geladeira por 3 horas ou de um dia para o outro.

COBERTURA

Na hora de servir, desenforme a cheesecake e espalhe por cima a geléia de cereja (ou de sua escolha), "mais fúida" ou não.

Pode servir acompanhada de creme de leite batido (sem açúcar) ou sorvete de creme. Ou sózinha.

Founde de Queijo



Indo na contra-mão dos pré-fabricados, mas a favor do sabor, do charme e do romance ... Vou postar uma receita de FONDUE DE QUEIJO, feito COM QUEIJO MESMO !!!!

FONDUE DE QUEIJO

INGREDIENTES

4 tipos de queijos:

100g de BRIE (retire a cascaquinha branca)
100g de EMENTHAL
100g de GRUYÈRE
100g de CAMEMBERT (retire a casquinha branca)

1 dente de alho inteiro (com casca/ou não e apertado)
150ml de vinho branco seco, de boa qualidade
2 colheres (chá) de amido de milho (Maizena ou outra marca)
1 colher (chá) de kirsch (tipo licor de cereja, não costumo usar)
1 pitada de pimenta do reino preta

MODO DE PREPARO

Pique os queijos. Pegue uma panela e leve os queijos, o vinho. Leve ao fogo baixo e mexendo (levemente), deixe derreter o queijo.
Separadamente, misture: o amido de milho, kirsch, pimente e o dente de alho ( ou apenas passe o dente descascado e ao meio pela panela e se desprese o restante). Mexa bem e misture ao queijo. Levemente. Derreta. E depois, leve ao rechaud.
Sirva com pão italiano em cubos (ou outro, firme) e/ou maçã em cubos e/ou damasco seco e/ou salsão ou funcho em cubos. Espete o pão (ou outro) com espeto e passe pelo fondue. Coma sempre aquecido, acompanhado de um bom vinho.

Cheesecake de Chocolate

Olá!!!! Andei afastada do Blog ..... Por muuuiiita insistência de minha filha .... estou aqui de volta.

Então, em homenagem, postarei receitas que ela adooora!

Primeiro uma Cheesecake de Chocolate ... para a Maria Eugênia fazer para o namorado, Juliano, que segundo ela, adora sobremesas ....


CHEESECAKE DE CHOCOLATE

INGREDIENTES

MASSA

250 g de bolacha tipo "maria " ou "maizena"
8 e 1/2 colheres (sopa) de manteiga sem sal

RECHEIO

300 g de chocolate meio amargo
2 ovos, separados
10 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
500 g de cream cheese ou ricota peneirada (ou meio a meio)

COBERTURA

200 g de chocolate amargo, em pedaços
200g de creme de leite

PREPARO DA MASSA

Passe os biscoitos no processador (ou liquidificador, aos poucos), até obter um pó. Acrescente a manteiga (reserve 1 colher de sopa) amolecida e bata (misture) até obter uma mistura homogênea. Distribua a mistura em uma fôrma de aro removível de 24 cm de diâmetro (ou travessa para forno ou forma de fundo removível) forrada com papel-manteiga e untado com a manteiga reservada (ou bem untada com manteiga e enfarinhada) e aperte a mistura com o dorso de uma colher (ou com os dedos) para formar uma base bem compacta (e fina). Ligue o forno à temperatura média.

PREPARO DO RECHEIO

Coloque o chocolate em pedaços para derreter em banho-maria ou microondas ( Deixe por 1 minuto/alta, retire e mexa. Se necessário, volte por mais 1 minuto, retire e mexa) . Em uma tigela, bata as gemas com o açúcar e a baunilha, junte o cream cheese (a ricota) e, aos poucos, o chocolate derretido, mexendo sempre. Por último, incorpore as claras, batidas em neve (em batedeira ou manualmente) com sal, mexendo delicadamente. A seguir, despeje a mistura na fôrma. Leve ao forno médio (pré aquecido), por cerca de 1 hora, ou até que o recheio fique firme. Retire, deixe amornar e leve à geladeira, até ficar firme.

PREPARO DA COBERTURA

Derreter o chocolate no microondas. Para isso, coloque o chocolate em um recipiente de vidro leve ao micoondas e na potência máxima deixe por 1 minuto, retire e mexa. Se necessário, volte por mais 1 minuto e retire e mexa novamente. Deixe amornar e coloque sobre a cheescake já assada e fria. Leve a geladeira. Sirva.







quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Sopa de Cebola com Gruyére

Ingredientes

½ quilo de cebola em rodelas finas
1 xícara (chá) queijo gruyére ralado
1 e ½ litros de fundo de legumes (ou frango ou carne)
1 xícara (chá) vinho branco seco (boa qualidade)
2 colheres (sopa) manteiga sem sal
3 dentes de alho picados
4 fatias de pão tipo italiano ou ciabata
1 Bouquet Garni *

sal q.b.


Modo de preparo

Leve ao fogo baixo uma panela grande com a manteiga, o alho e depois a cebola. Refogue, mexendo de vez em quando, por 20 minutos, ou até a cebola ficar bem transparente. Adicione o fundo de legumes, o vinho e o Bouquet Garni *. Tampe a panela, reduza o fogo e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, por 30 minutos. Acerte o sal. Retire a panela do fogo, elimine e despreze o Bouquet Garni* e deixe a sopa amornar por 5 minutos. Em seguida, transfira-a para o liquidificador e bata até ficar homogênea. Ligue o forno à temperatura média. Distribua a sopa em 4 sopeiras (individuais) refratárias e, em cada uma delas, coloque uma fatia de pão e cubra com o queijo. O pão deve ficar flutuando na sopa. Coloque as sopeiras numa assadeira e leve ao forno por 15 minutos, ou até o queijo derreter. Retire do forno e sirva a seguir.


Dicas:

* Dê uma olhadinha em TÉCNICAS.

Caso você decida trocar o fundo de legumes (frango ou carne) caseiro pelo industrializado (cubinhos), use a mesma quantidade de água para dissolver e cuidado com o sal no restante da preparação.

Acrescente um aroma especial adicionando 1 colher (chá) noz moscada ralada.

Relembrando:

q.b. = quanto baste


Com este friozinho que está fazendo ....

Que tal largar a preguiça, chamar o namorado ou namorada .... e um bom vinho.




Reconhecendo algumas hortaliças

ALCACHOFRA



COUVE DE BRUXELAS


COUVE


ALMEIRÃO



ALFACE LISA




ENDÍVIA E ENDÍVIA ROXA



RADICCHIO




REPOLHO ROXO





ESPINAFRE




ALHO PORÓ




SALSÃO OU AIPO




AGRIÃO





RÚCULA


REPOLHO BRANCO




ESPINAFRE JAPONÊS


ESCAROLA OU CHICÓRIA





CATALÔNIA



BRÓCOLIS




ALFACE ROMANA



ALFACE MIMOSA E ALFACE CARVALHO (MIMOSA ROXA)




ALFACE CRESPA E ALFACE CRESPA ROXA





ACELGA

Tipos de Batata


TIPO: Atantic

Forma: Redonda

Polpa: Branca

Melhor uso: Fritar

TIPO: Araucária


Forma: Alongada

Polpa: Amarela

Melhor uso: Cozinhar e Assar

TIPO: Asterix
(casca avermelhada ou rosada)

Forma: Oval alongada

Polpa: Amarela Clara

Melhor uso: Fritar

TIPO: Baraka


Forma: Oval

Polpa: Amarela Clara

Melhor uso: Cozinhar, Assar e Fritar

TIPO: Bintje


Forma: Alongada

Polpa: Amarela Clara

Melhor uso: Fritar


TIPO: Elvira


Forma: Alongada

Polpa: Amarela

Melhor uso: Cozinhar e Assar

TIPO: Monalisa


Forma: Oval alongada

Polpa: Amarela Clara

Melhor uso: Cozinhar e Assar

TIPO: Mondial

Forma: Alongada

Polpa: Amarela Clara

Melhor uso: Cozinhar e Assar


TIPO: Batata Doce Branca

Forma: Alongada

Polpa: Creme

Melhor uso: Cozinhar, Assar


TIPO: Batata Doce Roxa

Forma: Alongada

Polpa: Roxo profundo

Melhor uso: Cozinhar, Assar


TIPO: Yacom

Forma: Alongada

Polpa: Branca

Melhor uso: Crua




PROPRIEDADES DA MAÇÃ
Diz-se que há mais de 4000 variedades entre as comestíveis e as de uso industrial. A sua composição química é: 85% de água, 0,5% de proteínas, 14% de hidratos de carbono e a sua grande capacidade mineralizadora deve-se à grande abundância de sódio, potássio, magnésio e fósforo. Contêm vitaminas A, B1, B2, B6 e C. O "fruto proibido" é uma boa fonte de vitamina C, o que significa que reforça o sistema imunológico, ajuda a cicatrização, combate o envelhecimento, entre outros benefícios. A pectina é uma fibra solúvel que combate o colesterol. Há estudos que demonstram que duas maçãs por dia ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue até 10%. Por outro lado, a pectina ajuda o organismo a eliminar metais nocivos, como o chumbo e o mercúrio. A maçã também limpa os dentes, fortalece as gengivas e os seus ácidos ajudam a fazer a digestão de alimentos gordos. No tempo dos Romanos era usada para tratar sintomas de palpitações e melancolia. Tem propriedades altamente terapêuticas e nutritivas, é um dos tesouros da alimentação racional. É um fruto depurativo e desintoxicante e é especialmente indicado para a diabetes, obesidade, acidez, diarreias, convalescências e favorece as secreções do aparelho digestivo, pelo que são muito recomendadas para as inflamações desse aparelho, como também do respiratório, dos rins e do fígado. Este pomo equilibra o ácido de úrico, impedindo a formação de cálculos. Estudos clínicos recentes afirmam que o consumo de maçãs é fundamental para uma alimentação saudável pois contêm uma grande quantidade de flavonóides, que são conhecidos pelas suas fortes capacidades antioxidantes e que atuam eliminando os efeitos do mau colesterol. Daí o seu consumo ser benéfico para a saúde do coração. Além disso, as maçãs ajudam a as células do organismo a manterem-se jovens, diminuem o risco de contrair diversas formas de cancro e melhoram a função digestiva e respiratória. Em resumo, proporcionam um conjunto de nutrientes fundamentais ao equilíbrio do nosso organismo e dão energia ao corpo e à mente. Além disso, as maçãs são a "comida rápida" ideal para o dia-a-dia, levam-se para todo o lado, são saborosas e contêm açúcares naturais que rapidamente fornecem energia ao organismo nas horas de maior fadiga. Como diz o ditado popular "Uma maçã por dia mantém o médico longe de nós".

Fonte: centrovegetariano.org



POR QUE AS MAÇÃS ESCURECEM?

Quando ocorre o corte da maçã, o oxigênio é introduzido ao tecido do vegetal e então ocorre a ação de enzimas, chamas de polifenol oxidase, as PPO's, começam a oxidar os compostos fenólicos presentes nas maçãs, os transformando em precursores sem cor, chamados de o-quinones, que então, reagindo com o oxigênio formam uma coloração marrom.
Contudo, alguns tipos de maçãs fiam mais marrons com menos tempo do que outras, isso ocorre dependente da quantidade de substratos (compostos fenólicos) presentes para a ação da PPO's. Quando ocorre a diminuição da enzima ou do substrato, pode-se reduzir o processo de descoloração. Para evitar este escurecimento durante o processamento de doces, cubra as maçãs com uma solução de açúcar, reduzindo assim a difusão do oxigênio, reduzindo a velocidade das reações de oxidação.
Outra maneira de diminuir a ação do escurecimento enzimático é cobrir as maçãs com suco de limão, laranja ou abacaxi, devido a diminuição do pH (deixando-o mais ácido), isso diminui e as vezes até inibi a atividade da enzima PPO.
As reações de enzimas (reações enzimáticas) não é um ''privilégio'' somente das maçãs, as PPO's podem ser encontradas também em outros tecidos vegetais e animais. O escurecimento enzimático também pode ser desejável a alguns produtos, como por exemplo o café e o chá.

Fonte: Engenharia de Alimentos - Universidade Federal do Ceará

terça-feira, 3 de agosto de 2010


Bolo Integral de Maçã com Cacau

Ingredientes


2 maçãs cortadas em cubos (com a casca)
1 limão, sumo coado

2 xícaras (chá) farinha de trigo integral

1/2 xícara (chá) aveia em flocos finos
1/2 xícara (chá) cacau em pó
1/2 xícara (chá) farinha de linhaça
1 colher (sopa) fermento em pó

1 colher (chá) bicarbonato de sódio

1 colher (chá) canela em pó
1 colher (chá) gengibre fresco ralado
1/2 xícara (chá) açúcar mascavo
1/2 colher (chá) sal

2 ovos

1 xícara de leite azedo* (leite integral + sumo de 1 limão coado)
1/4 de xícara (chá) manteiga sem sal amolecida
2 colheres (sopa) açúcar orgânico (ou cristal ou demerara ou branco)


Modo de Preparo


Pré-aqueça o forno a 200ºC. Unte e enfarinhe uma fôrma quadrada de 23cm, ou de buraco no centro (eu prefiro). Reserve.


Coloque as maçãs cortadas em uma tigela com água e o suco de 1 limão.
Na prática, isto é necessário caso vá demorar para usar as maçãs para que não oxidem (escureçam). Eu prefiro trabalhar de maneira mais rápida e deixar as maçãs ao natural, sem excesso de umidade. Reserve.

Em uma tigela misture a farinha, aveia, linhaça, fermento, bicarbonato, canela, cacau, açúcar e sal (1).

Em outra tigela, bata a mão os ovos com o leite azedo*. Misture a manteiga derretida (2).

Adicione delicadamente na mistura dos ingredientes secos (1) às maçãs cortadas e bem escorridas.

Junte a esta mistura líquida (2) à mistura dos ingredientes secos + maçã (1) e mexa apenas o suficiente para combinar os ingredientes, não mexa demais.

Coloque a massa na fôrma preparada, espalhando bem. Polvilhe com o açúcar orgânico ou cristal. Leve ao forno po 45 minutos ou até que o bolo esteja cozido no centro e dourado na superfície.

Dicas
:

* Leite azedo: Misture 1 xícara de leite integral morno com o sumo de 1 limão coado
ou 1 colher (sopa) de vinagre de maçã . Mexa e reserve por alguns minutos. O leite ficará um pouco mais grosso e talhado.

Variações: Acrescente 1/2 xícara (chá) castanha picadinha e/ou 1/2 xícara (chá) uvas passas sem sementes e/ou ameixas pretas secas picadinhas e/ou tâmaras passas picadinhas e/ou damascos secos picadinhos e/ou bananas passas picadinhas.

O gengibre da um leve toque muito especial. Pode ser trocado por 1 colher (café) de gengibre em pó.

As maçãs podem ser Fuji ou Verde (Granny Smith).


"Eu acho que somos responsáveis sim."

Em ano de eleições é muito importante que estejamos mais "atentos" do que nunca. De olho em tudo que está acontecendo a nossa volta .... Agora, esta atenção tem de começar em nós mesmos. Não dá para continuarmos pensando e agindo como se "não tivéssemos" nada com isso. Não dá para falar de corrupção, de violência, de sustentabilidade, de educação e de tantos outros problemas, sem encarar com muita coragem o espelho. Vale a pena ouvir esta palestra de Fábio Barbosa e parar para pensar um pouco.


"O Brasil vai ser o que dele nós fizermos."


segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Batatas Röesti








Batatas Röesti (Rosti)


Ingredientes

6 batatas grandes
sal q.b.*
noz moscada q.b.*
azeite ou manteiga sem sal q.b. para untar

Modo de Preparo

Cozinhe as batatas com casca, "al dente".
Leve para gelar, descasque e rale grosso.

Tempere com o sal e a noz moscada.

Em seguida unte uma frigideira pequena antiaderente com azeite ou manteiga.

Coloque as batatas raladas de maneira solta (não aperte).
Apenas arrume, sem apertar, com uma colher.
Leve ao fogo médio e deixe por 10 minutos. Vire e repita.

O processo é parecido com omelete.

Dicas:

"al dente" = É o ponto de cozimento aonde não se deixa cozinhar até amolecer totalmente.

Neste caso, aproximadamente uns 15 minutos de fervura.


As batatas devem estar geladas para que fiquem "raladas soltas" e não como se tivessem sido amassadas. Podem ser cozidas no dia anterior e guardadas inteiras (e com a casca) na geladeira até a hora de serem raladas.


* q.b. = quanto baste




Batata Röesti é um prato tradicional.
Sua origem é a Suíça.
Hoje é conhecida em todo o mundo e sua receita já foi modificada.
A inclusão de recheios dos mais variados tipos foi a melhor das modificações.

O ideal é que se utilize batatas tipo Asterix ou Bintje, são mais secas.

Existem muitas maneiras para servir Batatas Röesti: desde o café da manhã; como acompanhamento; como lanche ou uma refeição rápida acompanhadas de Salada.
Agora estou sugerindo como outro acompanhamento para o Pato com Laranja. Em outra postagem colocarei com recheios.... aguardem.

CHÁ VERDE