Há mais de 500 variedades deles. Os mais comuns no mercado brasileiro são cinco:
- Champignon-de-paris, os mais tradicionais, conhecidos simplesmente como cogumelos .
- Shimeji.
- Shiitake.
- Hiratake ou shimeji branco.
- Pleurotus salmon ou shimeji salmon
Como comprar e limpar os cogumelos frescos:
- Quando for comprar os cogumelos prefira os mais macios e firmes, sem parte danificada ou com cheiro estranho.
- Não leve para casa cogumelos pegajosos, duros ou elásticos. No caso dos champignon-de-paris evite os que estejam muito sujos.
- Os cogumelos devem ser lavados com delicadeza . No caso do champignon-de-paris se estiverem brancos só precisam ser lavados. Os mais sujos exigem cuidados especiais, esfregue-os levemente com uma toalha de papel umedecida, enxágüe e não os deixe de molho em água, pois ficam encharcados e perdem o sabor.
- Corte os talos cheios de terra e retire quando estiverem duros. Os maiores devem ser cortados ao meio, em quatro ou em fatias. Os pequenos devem ser deixados inteiros.
- Quando for retirar as partes mais fibrosas dos cogumelos: não jogue fora. Elas podem ser usadas para o preparar deliciosas sopas. Para isso, lave-as bem e coloque em uma panela com água, legumes e temperos a gosto. Cozinhe até amaciar, retire, bata no liquidificador, coloque nos pratos e regue com bastante azeite de oliva . Sirva com pão.
- Os cogumelos shiitakes só precisam ser limpos com toalha de papel úmida. Em seguida, apare os talos tirando a parte fibrosa. Antes de preparar, corte os maiores em tiras ou parta-os ao meio.
- Para cortar os cogumelos em tiras finas, coloque-os com o lado do talo para baixo em uma superfície lisa e faça tiras na vertical com uma faca. Lembre-se, esse processo deve ser feito rapidamente, pois os cogumelos em contato com o ar escurecem e prejudicam a apresentação de seu prato.
- Para obter cogumelos picados em pedaços bem pequenos,coloque-os no liquidificador e use a função pulsar, mas cuidado para não transformá-los em purê.
Preparando os cogumelos frescos
- Os cogumelos ficam com uma melhor apresentação se brancos após o cozimento. Para isso, adicione suco de limão na água usada para cozê-los.
- Se os cogumelos endurecerem e ressecarem mais do que devia, junte algumas colheres de vinho tinto e deixe de molho por 10 minutos. Depois ao e deixe até ferver. Retire, escorra e tempere com creme de leite.
- Para fritar os cogumelos: aqueça azeite de oliva em uma frigideira funda e coloque os cogumelos. Tempere a gosto e salteie por alguns minutos. Os cogumelos soltam água, por isso é melhor fritar por 4 minutos ou até a água evaporar e eles dourarem.
- Quando for usar cogumelos em recheios cremosos, grelhe-os antes até ficarem bem secos, do contrário podem talhar o recheio.
- Para grelhar os cogumelos, limpe-os e seque-os. Pincele com azeite de oliva e grelhe a 10 cm do calor, virando de lado de vez em quando e pincelando sempre com azeite de oliva. O tempo ideal para grelhar os cogumelos é de 6 a 10 minutos.
- Experimente servir cogumelos grelhados com azeite de oliva temperado com tomilho e alho. Ou molho a base de shoyu e ceboulette picadinha.
Cogumelos secos
- Muitas variedades de cogumelos são secas e vendidas desta maneira, os mais comuns são os shiitake, os cogumelos ostras e os selvagens.
- Os cogumelos selvagens são caros, raros e de sabor é muito concentrado, por isso basta usar uma pequena quantidade.
- Antes de usar os cogumelos secos é necessário hidratá-los.
Para limpar e hidratar:
Coloque-os de molho em uma tigela com água morna por 20 a 30 minutos.
Se necessário deixe mais tempo ou até os cogumelos ficarem macios e soltar toda a terra e impurezas que se afundam na tigela.
Com cuidado, retire-os com o auxílio de uma escumadeira, deixando os resíduos no fundo. Esprema bem. Coe o líquido em uma peneira forrada com um pano e use o líquido na preparação.
Outra opção é trocar a água por algum tipo de vinho ou fundo ou suco de frutas.
A pessoa tem comprado e quando vai comer percebe resíduos de terra.
As dicas para pré preparação são estas, mas sempre é importante comprar "bons produtos": de procedência confiável, observar o local em que estão armazenados para venda, condições das embalagens e prazos de validade.
4 comentários:
Obrigado pelas valiosas dicas sobre cogumelos, Maria. Comprei shimeji e shitake, mas minha receita exige menos do que eu comprei, então não sabia o que fazer com o restante. Parabéns!
Obrigada! Ótimas dicas. Ganhei Portobellos frescos e não fazia ideia de como preparar!
Obrigada, foi bem esclarecedor. ana Lago
Obrigada!sempre tive dúvidas quanto a higienizaçāo correta,suas dicas me foram muito esclarecedoras!
Postar um comentário