Exposição de jardins no Ibirapuera
O Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo abriu nesta quarta-feira (22) ao público o Festival de Jardins. A instalação foi feita no entorno da marquise projetada por Oscar Niemeyer no Parque do Ibirapuera. A exposição vai até o dia 31 de dezembro e a entrada, feita pelo portão 3 do parque, é gratuita. A mostra celebra o início da primavera, que acontece na madrugada de quinta-feira (23).
É a primeira versão fora da França de um dos mais importantes eventos de paisagismo do mundo, o Festival Internacional de Jardins de Chaumont-sur-Loire. Os nove jardins terão 200 metros quadrados e serão distribuídos em volta da marquise do parque, onde está localizado o museu.
A curadoria do evento é de Felipe Chaimovich e Chantal Colleu-Dumond. Os autores tiveram que criar os jardins com o tema alimentação, que acabou interpretado em dois sentidos: do corpo ou do espírito. A artista plástica Beatriz Milhazes usou girassóis em sua criação. Já o casal de paisagistas franceses Christine e Michel Péna montou o “jardim aperitivo”, simulando uma toalha de piquenique.
Os franceses Michel Racine e Béatrice Saurel fizeram uma composição de tecidos que, segundo a descrição do projeto, retoma “uma tradição europeia de amarrar tiras de roupa de uma pessoa doente em uma árvore, pela crença no seu poder de cura”. Também criaram jardins para o evento artistas como Ernesto Neto, Maro Avrabou, Dimitri Xenakis, Pazé, Louis Benech e Florence Mercier.
Festival de Jardins do MAM no Ibirapuera
Visitação: de 22 de setembro a 31 de dezembro
Endereço: Parque do Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, portão 3)
Horários: diariamente, das 5h às 22h
Entrada franca
Nenhum comentário:
Postar um comentário