Quem sou eu
- Maria Carmem
- Ao chegar em uma casa é maravilhoso ser recebida, em uma linda sala, bem decorada, arrumada....Sentar em um confortável sofá....Mas, quando sou chamada para ir a cozinha, conversar ajudando na preparação de algo que iremos degustar juntos ....é que me sinto realmente bem-vinda, integrada e a vontade. Aonde durante o preparo das refeições e ao redor da mesa todos relaxam, riem, choram, trocam idéias, soltam a criatividade, tomam decisões, fazem acordos.... Sou uma Chef de Cozinha descendente de italianos, portanto só poderia achar a cozinha o melhor lugar do mundo para falar. Associo a Gastronomia Funcional com minha origem mediterrânea cheia de aromas, ervas aromáticas, cores e sabores frescos .... Estas duas faces de mim, resulta em uma outra culinária saudável, muito saborosa, perfumada, sem regras inflexíveis. Aonde faço da minha cozinha uma fonte de saúde e prazeres... Este blog é isto, um convite para você entrar e conversarmos a respeito de técnicas de gastronomia, cozinha na saúde, alimentação com prazer, bem-estar, idéias, vida, sentimentos e o que mais aparecer ... Entre e fique a vontade.
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
Continuando o Bate-Papo ......
Continuando o Bate-Papo sobre Aromaterapia, vou falar algumas coisas que ouví no Congresso de Nutrição Funcional e Esportiva/2009 em palestra ministrada por Dra. Bettina Moritz.
O título da palestra ministrada: Distúrbios Emocionais e Sexualidade
Já me surpreendí quando ela iniciou a palestra com a frase:
"Eduque seus filhos a serem monogâmicos."
Chamando à responsabilidade as mulheres que na maioria das vezes são as educadoras familiares e por consequência educadoras sociais.
O que mais se escuta em conversas aqui e ali são comentários, queixas e relatos sobre experiências traumáticas em relacionamentos com relação a falta de fidelidade masculina. É lógico que não se pode generalizar, mas muitas mulheres relatam estas experiências. Mas, não estou aqui para afirmar ou negar isto. Não é este o foco. E sim, que as mulheres deveriam criar consciência dos poderes que teêm nas mãos como educadoras de seus filhos. Cada uma no seu universo familiar e social. Pensar e agir para melhorar esta situação para as próximas gerações femininas. Conversando e orientado seus filhos, deste bem pequenos, sobre o respeito a mulher. Sobre fidelidade e não violência a mulher. Não deixando somente para os pais a tarefa de orientarem a visão social/sexual, muitas vezes machista e patriarcal. Perpetuando comportamentos que vemos os resultados diariamente em conversas e noticiários.
Com esta frase impactante, ela já conseguiu chamar a atenção de todos presentes: mulheres e homens.
O foco desta palestra era mostrar problemas emocionais e de sexualidade relatados em consultórios que podem ser acompanhados com Aromaterapia como complementar ao tratamento (psicológico e alimentar).
A Aromaterapia é uma terapia acessível a praticamente todos. Tem baixo custo, é de fácil utilização. Os óleos essenciais são encontrados em muitas Farmácias de Manipulação, principalmente as homeopátias e fitoterápicas. O importante é escolher e comprar em local confiável, que use realmente os óleos essenciais naturais (não químicos, artificiais) e de boa procedência.
Eu experimentei para várias situações e motivos diferentes. Relaxamento, concentração, estimulante, alegria e outros. Em todas vezes, sentí resposta positiva de alguma maneira, em mim e pessoas próximas.
Postarei duas "sugestões" dadas durante esta palestra.
Fica a seu critério experimentar ou não.
Posso afirmar: os aromas são muito agradáveis.
Aguarde próxima postagem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário