Quem sou eu

Ao chegar em uma casa é maravilhoso ser recebida, em uma linda sala, bem decorada, arrumada....Sentar em um confortável sofá....Mas, quando sou chamada para ir a cozinha, conversar ajudando na preparação de algo que iremos degustar juntos ....é que me sinto realmente bem-vinda, integrada e a vontade. Aonde durante o preparo das refeições e ao redor da mesa todos relaxam, riem, choram, trocam idéias, soltam a criatividade, tomam decisões, fazem acordos.... Sou uma Chef de Cozinha descendente de italianos, portanto só poderia achar a cozinha o melhor lugar do mundo para falar. Associo a Gastronomia Funcional com minha origem mediterrânea cheia de aromas, ervas aromáticas, cores e sabores frescos .... Estas duas faces de mim, resulta em uma outra culinária saudável, muito saborosa, perfumada, sem regras inflexíveis. Aonde faço da minha cozinha uma fonte de saúde e prazeres... Este blog é isto, um convite para você entrar e conversarmos a respeito de técnicas de gastronomia, cozinha na saúde, alimentação com prazer, bem-estar, idéias, vida, sentimentos e o que mais aparecer ... Entre e fique a vontade.

sábado, 31 de julho de 2010

Pato com Laranja



Minha filha já comentou que o Juliano adora pedir nos restaurantes pratos feitos com pato...

Muitas pessoas não tem o hábito de comer ou não sabem como preparar pato, sem que na verdade pareça um frango assado ou ensopado. Escolhí uma receita que é a mais fácil que conheço. É francesa, da famosa escola Le Cordon Blue. Mas, confesso que mesmo assim dei umas "mexidinhas" ....


Pato com Laranja (escalfado)

Ingredientes

1 pato (2 kg), limpo e inteiro, lavado com água e vinagre

sal q.b. *
pimenta do reino q.b. *
2 colheres (sopa) de manteiga

1 colher (chá) de azeite

500ml de fundo de legumes (caldo de legumes)

4 laranjas peras (orgânicas, se possível)

1 colher (sopa) de vinagre de vinho (boa qualidade)

1 colher (sopa) de licor de laranja

1/3 xícara (chá) vinho branco seco (boa qualidade)

1 colher (sobremesa) açúcar demerara (ou branco)

1 colher (sopa) amido de milho
3 colheres (sopa) de água


Modo de Preparo


Lave bem as laranjas.

Leve uma panela pequena com água para ferver. Descasque 2 laranjas a Juliana e coloque na água fervente. Deixe por 2 minutos, escorra e passe pela água fria. Escorra e reserve.

Esprema todas as laranjas (inclusive as descascadas) e coe o suco obtido. Reserve.

Depois de lavar o pato, seque-o bem. Tempere com sal e pimenta, por dentro e por fora.

Escolha uma caçarola grande (ou caldeirão ou panela grande). Aqueça a caçarola. Coloque o azeite e a manteiga e aqueça. Acrescente o pato e doure de todos os lados, lentamente. Cubra com o fundo de legumes e complete com água se necessário ( o bastante para
apenas cobrir o pato). Tampe a panela. Deixe levantar fervura. Abaixe o fogo, mantedo a fervura leve e deixe cozinhar por 45 minutos. Observe que o líquido não seque, acrescente aos pouquinhos, água ou fundo se necessário. Desligue. Pré aqueça o forno. Retire o pato e o mantenha aquecido (no forno bem baixinho). Retire a gordura da superfície com uma escumadeira do líquido do cozimento do pato. Coe o líquido e volte a caçarola. Reserve. Em outra panelinha, misture o vinagre e o açúcar. Ferva e deixe engrossar. Junte o licor, o vinho e deixe ferver por 2 minutos. Junte esta preparação ao líquido do cozimento do pato (na caçarola) e o suco de laranja coado. Volte ao fogo e deixe ferver, em fogo alto, por 10 minutos. Dissolva o amido de milho na água. Despeje lentamente e mexendo, no molho de laranja. Deixe dar uma encorpada (engrossada). Acerte o tempero. Coloque as cascas de laranjas reservadas. Desligue.

Corte o pato: as partes e o peito fatiado. Arrume em travessa, as coxas, sobrecoxas e as fatias do peito em leque. Derrame um pouco do molho de laranja e o restante sirva em uma molheira aquecida (travessinha pequena para molhos). Sirva a seguir.

Acompanhe com Batatas Soutê (cozidas e salteadas na manteiga).

Dicas:
Não caia na tentação de temperar o pato com alho, cebola, limão ou ervas. Ficará com o sabor do nosso frango. Esta receita é preparada desta forma. Ficará uma delícia e você sentirá o sabor do pato com a laranja.

Se não tiver o licor de laranja, tudo bem. Faça assim mesmo. Perderá um pouco a característica, porém muito saboroso também.



* q.b.
= quanto baste


Eu não uso Caldos de Legumes (ou qualquer outro) industrializado. Mas, se você resolver usá-lo, cuidado com o sal no restante da preparação.


Nenhum comentário: