Por ter o sabor um pouco mais marcante, a massa integral pede um molho que também tenha lá sua presença.
Aqui estão duas sugestões práticas e muito saborosas.
Espaguete Integral com Tapenade. Uma pastinha típica da região de Provence, no sul da França. Um detalhe: a receita pode ser preparada com azeitonas pretas ou verdes, sendo que com a última resulta em uma pasta mais suave.A Tapenade vai bem como molho de macarrão, mas é uma deliciosa opção de pastinha para passar no pão, brusqueta, acompanhar legumes cozidos no vapor, como molho para salada e acompanhar grelhados de frango ou peixe.
Espaguete Integral com Tapenade
Ingredientes
100 g de espaguete integral
1/2 xícara (chá) de azeitonas pretas sem caroço
1/2 colher (sopa) de alcaparras
1/2 dente de alho
3 nozes
1 colher (chá) de suco de limão
1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem
sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo
Leve ao fogo alto uma panela com 2 litros de água e 1 colher (sopa) de sal.
Enquanto a água ferve, prepare a Tapenade: Sobre uma tábua, com uma faca bem afiada, pique fino as azeitonas, as alcaparras, a metade do dente de alho e as nozes. Tudo deve ficar muito bem picado até virar uma pasta. Ou use o processador ou liquidificador de maneira rápida.
Transfira a tapenade para uma tigela grande, onde a massa será servida. Junte o suco de limão e o azeite de oliva. Tempere com sal e pimenta-do-reino e misture bem. É bom maneirar no sal porque as azeitonas e as alcaparras já são salgadas.
Quando a água ferver, coloque o macarrão e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem.
Com cuidado, escorra a água e transfira o espaguete para a tigela com a tapenade. Misture bem para cobrir todos os fios. Sirva imediatamente.
A minha outra sugestão é acompanhar a Massa Integral com Pesto de Rúcula. Com textura cremosa, cor vibrante, picante, aromatizada e muito saborosa. É uma variação do pesto tradicional. O manjericão foi substituído pela rúcula. É ótima opção para massas, canapés, grelhados, saladas e legumes cozidos.
Espaguete Integral com Pesto de Rúcula
Ingredientes350 g de espaguete integral
1 xícara (chá) de folhas de rúcula lavadas
1 dente de alho picado
1 colher (sopa) de nozes picadas
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva extra virgem
3 colheres (sopa) de queijo peccorino ralado (ou parmesão)
2 pedras de gelo (para processador e liquidificador)
folhas de manjericão para decorar
Modo de Preparo
Numa panela grande, coloque 5 litros de água e 2 colheres (sopa) de sal. Leve ao fogo alto. Quando a água ferver, coloque o macarrão e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem. Cuidado para não deixar o macarrão cozinhar demais, ele deve ficar al dente. Enquanto o macarrão cozinha, comece a preparar o molho pesto. No processador de alimentos, ou num liquidificador, junte o gelo, as folhas de rúcula, o alho, as nozes e o azeite e bata até obter uma pasta homogênea. Se preferir, utilize um pilão. Transfira a pasta para uma tigela grande e misture o queijo peccorino ralado. Reserve. Retire 1 xícara (chá) da água do cozimento do macarrão e reserve. Em seguida, despeje com cuidado o macarrão cozido em um escorredor. A seguir, transfira o espaguete para a tigela com o pesto e misture. Se precisar, acrescente um pouco da água do cozimento reservada e misture. Sirva quente.
Dica
O Molho Pesto é preparado sem aquecimento, para manter suas características. Faça todo o processo de maneira rápida, evitando que aqueça durante o preparo. As pedras de gelo também tem a função de manter a preparação resfriada caso esteja preparando no processador ou liquidificador. Impedindo que ganhe um tom amargo ao sabor. No pilão, não é necessário adicionar as pedras de gelo. Esta técnica é muito importante também na preparação do Pesto Tradicional feito com manjericão.
Um comentário:
Vou fazer o tapenade agora para o lanche.
Deu água na boca.
Beijos, Vanda
Postar um comentário