Monte Aprazível é uma pequena cidade a 474 km da capital paulista com cerca de 20 mil habitantes.
Mas esta pequena cidade está se tornando o centro das atenções com o projeto Crotalária, que pode ser a mais nova arma no combate a dengue.
A Crotalária é uma planta (anual, de caule ereto) utilizada na adubação, cobertura verde do solo e combate de nematóides nas plantações. Quando florida atraí a libélula, um inseto que prolifera em água limpa como a larva do Aedes aegypti, o mosquito da dengue. O detalhe importante é que a larva da libélula se alimenta da larva do mosquito da dengue.
Mais ainda: a própria libélula se alimenta do mosquito da dengue. Ou seja mata a larva no ninho e o mosquito fora do ninho.
De acordo com o presidente da Câmara, João Celso Ferreira, a experiência de Monte Aprazível tem atraído a atenção de várias cidades do Brasil. Rio de Janeiro, Uberaba, São José do Rio Preto entre outras.
Claro que o uso da Crotalária não dispensa os cuidados de cada um de nós com o seu ambiente doméstico e do governo local com os espaços públicos, mas é uma ajuda importante e ambientalmente adequada. E além disso, nos fornece a beleza das flores e das libélulas nos nossos jardins, vasos e quintais.
Cultivo da Crotolária Juncea (semeadura):
Plante em covas de com espaçamento de 50 cm entre uma e outra , em local ensolarado.
Coloque 2 sementes por cova, a 2 cm de profundidade.
Regue 2 vezes por semana. Cuide normalmente como as outras plantas de seu jardim e/ou vasos.
A Crotolária floresce de 90 a 120 dias após seu plantio por semeadura.
As sementes são vendidas em agropecuárias (R$5,00/kilo aproximadamente), bons supermercados (pacotinhos) ou pela internet.
Ou ainda, você pode comprar mudas em lojas de jardinagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário