
Calda de Limão Siciliano
Ingredientes
6 limões sicilianos
1/2 xícara (chá) de açúcar demerara ou branco
1 pitada de sal
500ml de água
sumo de 1 limão siciliano coado
Variações
Acrescentar:
3 ramos de hortelã fresca ou
3 talos de capim-limão fresco ou
3 ramos de manjericão ou
5 folhas de sálvia fresca ou
2 cm de gengibre fresco cortado ao meio
Modo de Preparo
Corte a casca dos limões, em tirinhas. Retire toda a parte branca para evitar que amargue. Reserve.
Leve em panela a água, o açúcar, sal (gengibre se quiser) e deixe ferver por 3 minutos. Junte as cascas do limão e o sumo. Ferva por mais 5 minutos. Desligue. Coloque neste momento as ervas frescas,tampe e deixe esfriar. Se usou o gengibre, retire. Eu costumo retirar as ervas frescas também (quando uso) para deixar uma aparência mais neutra. Uso apenas na decoração do prato.
Depois de fria, guarde em vidro na geladeira.
Adoro esta receita!
Tem quem a chame de Confit de Limão Siciliano. Não gosto deste nome porque para mim se refere a preparações feitas em gordura (ou na própria gordura). Como esta receita é minha, preferí "abrasileirar" e chamar de Calda. Preciso pensar em um nome melhor, mais apetitoso .... Tem alguma sugestão?
De qualquer forma, ela dá sabor, aroma e sofisticação a pratos simples.
Pode ser usada em frutas, salada de frutas, sorvetes, tortas doces, bolos, peixe ou frango grelhados ou assados, carne de porco ou cordeiro, legumes grelhados ou aonde desejar um sabor e aroma agridoce.
Não coloque especiarias. Elas roubam o perfume do limão siciliano. E tenha o cuidado de não exagerar no açúcar, permita o sabor levemente ácido do limão aparecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário