Quem sou eu

Ao chegar em uma casa é maravilhoso ser recebida, em uma linda sala, bem decorada, arrumada....Sentar em um confortável sofá....Mas, quando sou chamada para ir a cozinha, conversar ajudando na preparação de algo que iremos degustar juntos ....é que me sinto realmente bem-vinda, integrada e a vontade. Aonde durante o preparo das refeições e ao redor da mesa todos relaxam, riem, choram, trocam idéias, soltam a criatividade, tomam decisões, fazem acordos.... Sou uma Chef de Cozinha descendente de italianos, portanto só poderia achar a cozinha o melhor lugar do mundo para falar. Associo a Gastronomia Funcional com minha origem mediterrânea cheia de aromas, ervas aromáticas, cores e sabores frescos .... Estas duas faces de mim, resulta em uma outra culinária saudável, muito saborosa, perfumada, sem regras inflexíveis. Aonde faço da minha cozinha uma fonte de saúde e prazeres... Este blog é isto, um convite para você entrar e conversarmos a respeito de técnicas de gastronomia, cozinha na saúde, alimentação com prazer, bem-estar, idéias, vida, sentimentos e o que mais aparecer ... Entre e fique a vontade.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Bom dia, dia .....



Confesso que meu dia começa melhor e, segue melhor, quando tomo um suco verde logo que levanto, em jejum. Existem muitos profissionais que divulgam os benefícios disto, mas eu, por experência própria e de pessoas próximas que fazem o mesmo, vejo como realmente melhora a disposiçao e sensação de estar com energia .....

Existem mil receitas, mas como estou conversando com "iniciantes", vou começar com um básico. Só para vencer a "preguiça" de fazer o suco e ele por si só vai mostrar como faz a diferença e daqui a pouco poderemos ir acrescentando sabores, aromas e nutrientes ....

Fica mais fácil deixando as folhas, legumes e frutas já lavados na geladeira.

Separo uma caixa grande plástica (com tampa) e um tecido de algodão ("pano de cozinha", "saco", "guardanapo", "pano de prato", etc) limpo. Arrumo o pano de prato dentro da caixa, de maneira aberta, uma metade dentro e a outra fora para cobrir depois, dobrando por cima dos legumes, folhas e frutas.

Higienizo todos os ingredientes (lavando bem em água corrente), deixo escorrer bem, acomodo na caixa (folhas por cima), cubro com o pano, fecho a caixa e guardo na parte baixa da geladeira. Assim, pela manhã, está tudo mais fácil.

Existem receitas com liquidificador (e depois coado com um tecido, voal, "panela furada", etc) ou com centrífugas. Também existem os liquidificadores que o suco já sai coado (possuem um tubo com uma telinha de peneira). Isto fica a seu critério. O importante, é que tome a decisão de começar a tomar o suco e observar como se sentirá bem.


SUCO VERDE (básico)

Ingredientes

3 folhas de couve
1 cenoura pequena
1 pepino pequeno
1 maçã verde (ou fuji ou gala)
* Não adicione água ou açúcar ou adoçante

Modo de Preparo

Centrífuga: Passe todos os ingredientes na centrífuga e tome em seguida.

Liquidificador: Use o pepino como socador, para empurrar os outros ingredientes em direção ao fundo. Coloque aos poucos, a maçã picada, empurre com o pepino, a cenoura picada, empurre novamente, as folhas de couve picadas e o restante do pepino. Bata bem e coe. Tome em seguida.

Lave o eletrodoméstico.

Vá tomar seu banho e/ou arrumar suas coisas para estudar ou trabalhar ....

Depois de uns 20 minutos, complete o "café da manhã", como seu costume. Chá, leite, café, pão, etc.

Pronto. Bom dia, dia.

Nenhum comentário: