Quem sou eu

Ao chegar em uma casa é maravilhoso ser recebida, em uma linda sala, bem decorada, arrumada....Sentar em um confortável sofá....Mas, quando sou chamada para ir a cozinha, conversar ajudando na preparação de algo que iremos degustar juntos ....é que me sinto realmente bem-vinda, integrada e a vontade. Aonde durante o preparo das refeições e ao redor da mesa todos relaxam, riem, choram, trocam idéias, soltam a criatividade, tomam decisões, fazem acordos.... Sou uma Chef de Cozinha descendente de italianos, portanto só poderia achar a cozinha o melhor lugar do mundo para falar. Associo a Gastronomia Funcional com minha origem mediterrânea cheia de aromas, ervas aromáticas, cores e sabores frescos .... Estas duas faces de mim, resulta em uma outra culinária saudável, muito saborosa, perfumada, sem regras inflexíveis. Aonde faço da minha cozinha uma fonte de saúde e prazeres... Este blog é isto, um convite para você entrar e conversarmos a respeito de técnicas de gastronomia, cozinha na saúde, alimentação com prazer, bem-estar, idéias, vida, sentimentos e o que mais aparecer ... Entre e fique a vontade.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Torta Bem-Casados

Ingredientes
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
2 colheres(chá) de cremor tártaro (TÉCNICAS/DICAS)
1 colher(sopa) de fermento em pó
8 ovos
8 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro (ou refinado) 

1 colher (sopa) de manteiga sem sal
 
Recheio

400 g de doce de leite ou 1 lata leite condensado cozido 


(RECEITAS/BOLO BEM-CASADOS)


Cobertura
1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro (ou refinado) peneirado


Modo de Preparo

Ligue o forno à temperatura alta. Peneire numa tigela a farinha de trigo com o cremor tártaro e o fermento e reserve. Leve à batedeira os ovos e o açúcar e bata por 10 minutos, ou até obter uma mistura bem leve e aerada. Aos poucos, acrescente os ingredientes secos, misturando com um batedor manual, para a massa continuar leve.

Faça movimentos de baixo para cima e sempre delicadamente. Com a manteiga, unte bem  uma assadeira de 20 cm de diâmetro (preferencialmente que solte o fundo) e enfarinhe. Despeje a massa e alise-a cuidadosamente com o dorso (as costas) de uma colher.

Leve ao forno por 25 minutos, ou até a massa começar a dourar. Retire do forno e desenforme a massa cuidadosamente. Deixe esfriar sobre uma grade para bolo.


Cobertura: Misture numa tigela o açúcar com 2 colheres (sopa) de água morna e mexa até dissolver. Reserve. Ou use  a calda morna (RECEITAS/BOLO BEM-CASADOS).

Montagem: Corte o bolo ao meio (altura) e recheie com o doce de leite. Disponha-o num prato grande e espalhe a cobertura. Sirva em temperatura ambiente. Deixe secar bem antes de servir.


Engraçado .... Acho que porque na minha família o assunto "casamento" está em alta, fico lembrando de receitas de "Bem-Casados" ....

Um comentário:

Gi e Leo disse...

Meu Deus, meu noivo vai pirar com essa torta Bem Casados..rs