Quem sou eu

Ao chegar em uma casa é maravilhoso ser recebida, em uma linda sala, bem decorada, arrumada....Sentar em um confortável sofá....Mas, quando sou chamada para ir a cozinha, conversar ajudando na preparação de algo que iremos degustar juntos ....é que me sinto realmente bem-vinda, integrada e a vontade. Aonde durante o preparo das refeições e ao redor da mesa todos relaxam, riem, choram, trocam idéias, soltam a criatividade, tomam decisões, fazem acordos.... Sou uma Chef de Cozinha descendente de italianos, portanto só poderia achar a cozinha o melhor lugar do mundo para falar. Associo a Gastronomia Funcional com minha origem mediterrânea cheia de aromas, ervas aromáticas, cores e sabores frescos .... Estas duas faces de mim, resulta em uma outra culinária saudável, muito saborosa, perfumada, sem regras inflexíveis. Aonde faço da minha cozinha uma fonte de saúde e prazeres... Este blog é isto, um convite para você entrar e conversarmos a respeito de técnicas de gastronomia, cozinha na saúde, alimentação com prazer, bem-estar, idéias, vida, sentimentos e o que mais aparecer ... Entre e fique a vontade.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Missoshiro. Não é "mediterrânea", mas é ótima para a saúde.

Missoshiro é uma "sopa" feita a base de missô, que é uma pasta de soja fermentada.


Missô

Na tradição japonesa, missô é sinônimo de saúde e longevidade. Por ser fermentado longamente (no mínimo um ano, diz a receita clássica) tem uma grande quantidade de enzimas que contribuem decisivamente para a digestão da comida e eliminação dos resíduos. Limpa os pulmões e protege contra intoxicação por metais pesados e radiação atômica. Acrescenta energia yang ao organismo: calor, concentração, atividade.

Costuma ser feito com a soja, abundante no Japão bem como em toda a Ásia, mas fica igualmente bom com qualquer outro tipo de feijão, inclusive ervilha, lentilha e grão-de-bico. O fermento utilizado é o koji, produzido a partir de um cereal, geralmente arroz, inoculado com o fungo Aspergillus oryzae. As misturas variam em qualidade e quantidade, produzindo diferentes tipos de missô: muito escuro e forte, vermelho, clarinho bem suave, doce. Todos são benéficos.

Fazer o missô dá trabalho e exige paciência, mas existem opções prontas em vários bons mercados, redes de supermercados, algumas quitandas (de proprietários japoneses normalmente), no Bairro da Liberdade em SP (repleto de lojas de produtos japoneses), lojas que trabalham com alimentos integrais/naturais e importadoras.

Sopa de Missô

Um caldinho quente, revigorante, que prepara o estômago para receber a comida: sopa de missô, ou missoshiro. A receita pode variar da mais simples à mais elaborada. O que não varia nunca é o modo de usar: primeiro dissolver o missô num pouco do caldo (legumes ou peixe), ou da água, para acrescentar à sopa já na hora de servir. O missô não deve ser fervido, para não perder suas preciosas enzimas.

Receita Básica:

1/2 litro de água ou caldo quente

2 colheres de sopa (bem cheia) de massa de missô escura (encontrada facilmente em diversos supermercados e lojinhas de artigos japoneses) – O sabor da massa escura é mais intenso, mas se preferir, pode usar a massa branca.

1/2 tofu (queijo de soja japonês) picado em cubinhos

1/2 xícara (chá) de cebolinha verde fresca picada

1 envelope de Hondashi (opcional) – que é um tempero à base de peixe Bonito desidratado.

Variações:

Acrescentar Brotos de feijão, Acelga chifonada (TÉCNICAS), Repolho Branco chifonado ou qualquer outra folha.

.

Caldo de Vegetais com Missô
Junte vários vegetais com água numa panela, inclua alho, cebola, gengibre e ervas, deixe ferver uns 40 minutos, coe e guarde na geladeira. Quando for usar ferva uns 5 minutos para que ele recupere o calor, acrescente missô e cebolinha picada e sirva.

Caldo de Alga Kombu com Missô
Este é um concentrado de clorofila e sais minerais que recupera a saúde de todos os órgãos e tecidos. Para duas pessoas, coloque de molho um pedaço de +-10 cm de alga kombu em meio litro de água. Três horas depois a água estará com uma espécie de limo verde. Retire a alga, reserve para usar com outra comida, aqueça o caldo sem deixar ferver, acrescente o missô e sirva.

Sopa tipo refeição completa
Ponha a água para ferver (250 ml por pessoa) e vá acrescentando alho, cebola, gengibre, ervas, algas picadas, raiz de bardana, cogumelos shiitake, repolho, sobras de arroz e até de feijão. No final do cozimento acrescente verdinhos como brócolis ou agrião, deixe ferver mais um minuto, apague o fogo e abafe. Pode acrescentar o missô, já dissolvido e sem deixar ferver.

Molho de Missô e Tahine
Misture missô e tahine (pasta de gergelim) em partes iguais, acrescente água para dissolver até chegar ao ponto desejado, pingue gotinhas de limão e sirva por cima de vegetais crus ou cozidos

Conserva de Missô
Encha parcialmente com missô um vidro de boca larga e enterre nele pepino, nabo daikon, cenoura, raiz-de-lótus fresca, rabanete. Guarde em geladeira durante alguns dias e depois vá "desenterrando" a conserva para usar na salada. Na receita original do Japão, é para guardar no armário, mas devemos levar em consideração que moramos em um país de clima Tropical, portanto bem mais quente. Aconselho que a conserva seja mantida na geladeira.





O tempero Hondashi é prático.
Eu, particularmente, prefiro o caldo ou fundo caseiro feito com as aparas de peixe.


Atendendo a um pedido (de pessoa muito querida), estou postando uma receita básica de missoshiro e outras sugestões para usar missô.
Espero que todos gostem e se aventurem neste alimento tão importante para a nossa saúde.

Um comentário:

Unknown disse...

Adorei as receitas.
Obrigada.
Vou fazer e recomendar.
Bjos, Vanda