Quem sou eu

Ao chegar em uma casa é maravilhoso ser recebida, em uma linda sala, bem decorada, arrumada....Sentar em um confortável sofá....Mas, quando sou chamada para ir a cozinha, conversar ajudando na preparação de algo que iremos degustar juntos ....é que me sinto realmente bem-vinda, integrada e a vontade. Aonde durante o preparo das refeições e ao redor da mesa todos relaxam, riem, choram, trocam idéias, soltam a criatividade, tomam decisões, fazem acordos.... Sou uma Chef de Cozinha descendente de italianos, portanto só poderia achar a cozinha o melhor lugar do mundo para falar. Associo a Gastronomia Funcional com minha origem mediterrânea cheia de aromas, ervas aromáticas, cores e sabores frescos .... Estas duas faces de mim, resulta em uma outra culinária saudável, muito saborosa, perfumada, sem regras inflexíveis. Aonde faço da minha cozinha uma fonte de saúde e prazeres... Este blog é isto, um convite para você entrar e conversarmos a respeito de técnicas de gastronomia, cozinha na saúde, alimentação com prazer, bem-estar, idéias, vida, sentimentos e o que mais aparecer ... Entre e fique a vontade.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Papelote, Papillote ou Cartoccio


Papillote (papel em francês), Cartoccio (papel em italiano) e Papelote (pedaço de papel em português).

É uma técnica de cocção que serve para cogumelos, peixes, frango, legumes, finalização de pratos de massa e até de sobremesas.



Essa forma de cozimento é muito usada em Provença, Itália.

O Papelote preserva o sabor original, os aromas e dá uma textura tenra aos alimentos. Além de ser muito prático porque pode ser preparado com antecedência, guardado em geladeira até o momento da refeição. O preparo é rápido e limpo. Conserva o calor.

Pode ser servido como prato único no próprio Papillote aberto sobre um suporte. Ou acompanhado de saladas ou risotos.


No método, os ingredientes são levados ao forno embrulhados no papel apenas untado com azeite ou manteiga. Bem fechado, é cozido com o calor retido na embalagem e um pouco de líquido que acaba criando vapor. Tanto que, ao sair do forno, o Cartoccio fica inchado.

Os segredos para o sucesso da receita são:

- Fechar bem o Papillote antes de levar ao forno.

- Usar bastante temperos, ervas e azeite para dar o perfume característico.

- Ao escolher como ingrediente peixe, frutos do mar ou frango faça sempre uma camada ("cama") fina com legumes ou batata cozida ou fatias de limão siciliano ou laranja embaixo, para evitar que grude ou queime no fundo.

- Colocar um pouco de líquido para criar vapor.






Cuidado
ao abrir o Papillote porque como está cheio de vapor pode queimar.
Faça pequenas aberturas nas laterais ou fure com garfo/faca antes de abrir.




Nenhum comentário: