Quem sou eu

Ao chegar em uma casa é maravilhoso ser recebida, em uma linda sala, bem decorada, arrumada....Sentar em um confortável sofá....Mas, quando sou chamada para ir a cozinha, conversar ajudando na preparação de algo que iremos degustar juntos ....é que me sinto realmente bem-vinda, integrada e a vontade. Aonde durante o preparo das refeições e ao redor da mesa todos relaxam, riem, choram, trocam idéias, soltam a criatividade, tomam decisões, fazem acordos.... Sou uma Chef de Cozinha descendente de italianos, portanto só poderia achar a cozinha o melhor lugar do mundo para falar. Associo a Gastronomia Funcional com minha origem mediterrânea cheia de aromas, ervas aromáticas, cores e sabores frescos .... Estas duas faces de mim, resulta em uma outra culinária saudável, muito saborosa, perfumada, sem regras inflexíveis. Aonde faço da minha cozinha uma fonte de saúde e prazeres... Este blog é isto, um convite para você entrar e conversarmos a respeito de técnicas de gastronomia, cozinha na saúde, alimentação com prazer, bem-estar, idéias, vida, sentimentos e o que mais aparecer ... Entre e fique a vontade.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Sopa de Cebola com Gruyére

Ingredientes

½ quilo de cebola em rodelas finas
1 xícara (chá) queijo gruyére ralado
1 e ½ litros de fundo de legumes (ou frango ou carne)
1 xícara (chá) vinho branco seco (boa qualidade)
2 colheres (sopa) manteiga sem sal
3 dentes de alho picados
4 fatias de pão tipo italiano ou ciabata
1 Bouquet Garni *

sal q.b.


Modo de preparo

Leve ao fogo baixo uma panela grande com a manteiga, o alho e depois a cebola. Refogue, mexendo de vez em quando, por 20 minutos, ou até a cebola ficar bem transparente. Adicione o fundo de legumes, o vinho e o Bouquet Garni *. Tampe a panela, reduza o fogo e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, por 30 minutos. Acerte o sal. Retire a panela do fogo, elimine e despreze o Bouquet Garni* e deixe a sopa amornar por 5 minutos. Em seguida, transfira-a para o liquidificador e bata até ficar homogênea. Ligue o forno à temperatura média. Distribua a sopa em 4 sopeiras (individuais) refratárias e, em cada uma delas, coloque uma fatia de pão e cubra com o queijo. O pão deve ficar flutuando na sopa. Coloque as sopeiras numa assadeira e leve ao forno por 15 minutos, ou até o queijo derreter. Retire do forno e sirva a seguir.


Dicas:

* Dê uma olhadinha em TÉCNICAS.

Caso você decida trocar o fundo de legumes (frango ou carne) caseiro pelo industrializado (cubinhos), use a mesma quantidade de água para dissolver e cuidado com o sal no restante da preparação.

Acrescente um aroma especial adicionando 1 colher (chá) noz moscada ralada.

Relembrando:

q.b. = quanto baste


Com este friozinho que está fazendo ....

Que tal largar a preguiça, chamar o namorado ou namorada .... e um bom vinho.




Nenhum comentário: