Quem sou eu

Ao chegar em uma casa é maravilhoso ser recebida, em uma linda sala, bem decorada, arrumada....Sentar em um confortável sofá....Mas, quando sou chamada para ir a cozinha, conversar ajudando na preparação de algo que iremos degustar juntos ....é que me sinto realmente bem-vinda, integrada e a vontade. Aonde durante o preparo das refeições e ao redor da mesa todos relaxam, riem, choram, trocam idéias, soltam a criatividade, tomam decisões, fazem acordos.... Sou uma Chef de Cozinha descendente de italianos, portanto só poderia achar a cozinha o melhor lugar do mundo para falar. Associo a Gastronomia Funcional com minha origem mediterrânea cheia de aromas, ervas aromáticas, cores e sabores frescos .... Estas duas faces de mim, resulta em uma outra culinária saudável, muito saborosa, perfumada, sem regras inflexíveis. Aonde faço da minha cozinha uma fonte de saúde e prazeres... Este blog é isto, um convite para você entrar e conversarmos a respeito de técnicas de gastronomia, cozinha na saúde, alimentação com prazer, bem-estar, idéias, vida, sentimentos e o que mais aparecer ... Entre e fique a vontade.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010



PROPRIEDADES DA MAÇÃ
Diz-se que há mais de 4000 variedades entre as comestíveis e as de uso industrial. A sua composição química é: 85% de água, 0,5% de proteínas, 14% de hidratos de carbono e a sua grande capacidade mineralizadora deve-se à grande abundância de sódio, potássio, magnésio e fósforo. Contêm vitaminas A, B1, B2, B6 e C. O "fruto proibido" é uma boa fonte de vitamina C, o que significa que reforça o sistema imunológico, ajuda a cicatrização, combate o envelhecimento, entre outros benefícios. A pectina é uma fibra solúvel que combate o colesterol. Há estudos que demonstram que duas maçãs por dia ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue até 10%. Por outro lado, a pectina ajuda o organismo a eliminar metais nocivos, como o chumbo e o mercúrio. A maçã também limpa os dentes, fortalece as gengivas e os seus ácidos ajudam a fazer a digestão de alimentos gordos. No tempo dos Romanos era usada para tratar sintomas de palpitações e melancolia. Tem propriedades altamente terapêuticas e nutritivas, é um dos tesouros da alimentação racional. É um fruto depurativo e desintoxicante e é especialmente indicado para a diabetes, obesidade, acidez, diarreias, convalescências e favorece as secreções do aparelho digestivo, pelo que são muito recomendadas para as inflamações desse aparelho, como também do respiratório, dos rins e do fígado. Este pomo equilibra o ácido de úrico, impedindo a formação de cálculos. Estudos clínicos recentes afirmam que o consumo de maçãs é fundamental para uma alimentação saudável pois contêm uma grande quantidade de flavonóides, que são conhecidos pelas suas fortes capacidades antioxidantes e que atuam eliminando os efeitos do mau colesterol. Daí o seu consumo ser benéfico para a saúde do coração. Além disso, as maçãs ajudam a as células do organismo a manterem-se jovens, diminuem o risco de contrair diversas formas de cancro e melhoram a função digestiva e respiratória. Em resumo, proporcionam um conjunto de nutrientes fundamentais ao equilíbrio do nosso organismo e dão energia ao corpo e à mente. Além disso, as maçãs são a "comida rápida" ideal para o dia-a-dia, levam-se para todo o lado, são saborosas e contêm açúcares naturais que rapidamente fornecem energia ao organismo nas horas de maior fadiga. Como diz o ditado popular "Uma maçã por dia mantém o médico longe de nós".

Fonte: centrovegetariano.org



POR QUE AS MAÇÃS ESCURECEM?

Quando ocorre o corte da maçã, o oxigênio é introduzido ao tecido do vegetal e então ocorre a ação de enzimas, chamas de polifenol oxidase, as PPO's, começam a oxidar os compostos fenólicos presentes nas maçãs, os transformando em precursores sem cor, chamados de o-quinones, que então, reagindo com o oxigênio formam uma coloração marrom.
Contudo, alguns tipos de maçãs fiam mais marrons com menos tempo do que outras, isso ocorre dependente da quantidade de substratos (compostos fenólicos) presentes para a ação da PPO's. Quando ocorre a diminuição da enzima ou do substrato, pode-se reduzir o processo de descoloração. Para evitar este escurecimento durante o processamento de doces, cubra as maçãs com uma solução de açúcar, reduzindo assim a difusão do oxigênio, reduzindo a velocidade das reações de oxidação.
Outra maneira de diminuir a ação do escurecimento enzimático é cobrir as maçãs com suco de limão, laranja ou abacaxi, devido a diminuição do pH (deixando-o mais ácido), isso diminui e as vezes até inibi a atividade da enzima PPO.
As reações de enzimas (reações enzimáticas) não é um ''privilégio'' somente das maçãs, as PPO's podem ser encontradas também em outros tecidos vegetais e animais. O escurecimento enzimático também pode ser desejável a alguns produtos, como por exemplo o café e o chá.

Fonte: Engenharia de Alimentos - Universidade Federal do Ceará

Nenhum comentário: