Quem sou eu

Ao chegar em uma casa é maravilhoso ser recebida, em uma linda sala, bem decorada, arrumada....Sentar em um confortável sofá....Mas, quando sou chamada para ir a cozinha, conversar ajudando na preparação de algo que iremos degustar juntos ....é que me sinto realmente bem-vinda, integrada e a vontade. Aonde durante o preparo das refeições e ao redor da mesa todos relaxam, riem, choram, trocam idéias, soltam a criatividade, tomam decisões, fazem acordos.... Sou uma Chef de Cozinha descendente de italianos, portanto só poderia achar a cozinha o melhor lugar do mundo para falar. Associo a Gastronomia Funcional com minha origem mediterrânea cheia de aromas, ervas aromáticas, cores e sabores frescos .... Estas duas faces de mim, resulta em uma outra culinária saudável, muito saborosa, perfumada, sem regras inflexíveis. Aonde faço da minha cozinha uma fonte de saúde e prazeres... Este blog é isto, um convite para você entrar e conversarmos a respeito de técnicas de gastronomia, cozinha na saúde, alimentação com prazer, bem-estar, idéias, vida, sentimentos e o que mais aparecer ... Entre e fique a vontade.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Mais Festa Julhina


ALUÁ (versão NÃO alccólico)

Ingredientes

Cascas de 1 abacaxi
2 litros de água filtrada
3 cravos da índia
3 cm de gengibre fresco em fatias
1 colher (chá) sementes de erva-doce

Modo de Preparo

Ferver tudo por 20 minutos. Desligar e tampar. Deixar esfriar e coar. Levar para gelar e servir.


Esta próxima receita é de uma ex-vizinha. Morei ao lado dela por 5 anos. Mudei deste local há 10 anos, mas ainda continuamos amigas. Ela é uma senhora, que adora mimar a todos... E continuo sua fã na cozinha. Vez ou outra irá aparecer alguma receita dela por aqui. São todas ótimas e testadíssimas !!!!! E na maioria das vezes muito fáceis.

Esta BROINHA DE MILHO é a melhor receita deste tipo de broa. É aquela que fica mais sequinha, como uma bolacha gordinha, vende em padaria. Só que muito melhor... Experimente levar em alguma festa ou faça para tomar com café.

O cheiro da broa com café .... ótimo para bater-papo na cozinha ...

BROINHA DE FUBÁ ( Nair)

Ingredientes

1 3/4 xícara (chá) farinha de trigo
1 3/4 xícara (chá) fubá
1 xícara (chá) açúcar
1 colher (sopa) fermento em pó
1 1/2 ovo
120gr manteiga sem sal
1 colher (chá) sementes de erva doce

Modo de Preparo

Em uma vasilha, Coloque todos os ingredientes e misture manualmente até obter massa homogênea e consistente. Sem manipular demais. Faça rolos fininhos com a massa. Corte com faca como se fosse inhoque (rodelinhas de 1,5cm). Faça bolinhas com a mão (como brigadeiros pequenos). Coloque em tabuleiro (fôrma retangular), sem untar, separadas (crescem). Dê uma apertadinha (achatadinha) em cada bolinha, para ao assarem ficarem no formato de broa. Forno pré-aquecido, quente. Até ficarem sequinhas sem dourar, por volta de 15 minutos. O fundo delas pode ficar douradinho, mas em cima devem ficar amarelas e secas, sem dourar.

DICAS: Dê preferência pelo fubá mais grosso ou orgânico. O sabor do milho e consistência da broa ficará melhor. E para conseguir medir o 1/2 ovo, bata-o com o garfo e use a metade desta mistura. Em massas é muito importante seguir as medidas corretas para manter as carcterísticas e mesma qualidade.

Esta é um receita bem tradicional, caipira autêntica.

Delícia !!!!!

Nenhum comentário: