Quem sou eu

Ao chegar em uma casa é maravilhoso ser recebida, em uma linda sala, bem decorada, arrumada....Sentar em um confortável sofá....Mas, quando sou chamada para ir a cozinha, conversar ajudando na preparação de algo que iremos degustar juntos ....é que me sinto realmente bem-vinda, integrada e a vontade. Aonde durante o preparo das refeições e ao redor da mesa todos relaxam, riem, choram, trocam idéias, soltam a criatividade, tomam decisões, fazem acordos.... Sou uma Chef de Cozinha descendente de italianos, portanto só poderia achar a cozinha o melhor lugar do mundo para falar. Associo a Gastronomia Funcional com minha origem mediterrânea cheia de aromas, ervas aromáticas, cores e sabores frescos .... Estas duas faces de mim, resulta em uma outra culinária saudável, muito saborosa, perfumada, sem regras inflexíveis. Aonde faço da minha cozinha uma fonte de saúde e prazeres... Este blog é isto, um convite para você entrar e conversarmos a respeito de técnicas de gastronomia, cozinha na saúde, alimentação com prazer, bem-estar, idéias, vida, sentimentos e o que mais aparecer ... Entre e fique a vontade.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

COQ AU VIN




Adoro ler !

Sempre estou com algum livro em minha cabeceira. Mas para me distrair, apenas relaxar, gosto de ler (e ver) livros de receitas.
Gosto da brincadeira de observar detalhes ... e não resisto a fazer pequenas modificações.

Aliás, no fim de semana passado, ao apresentar para minha filha, um “pernil” que havia feito para uma festa Junina, disse: Receita da Nair !!!! E ela, muito desconfiada, completou: Duvido! Que você não modificou alguma coisa .... Tive que confessar que sim .

Dias atrás, eu folheava um dos meus livros prediletos, “Chefs”, e a foto do “coq au vin” saltou aos meus olhos. Claro que eu já havia visto aquela foto algumas vezes, mas naquele dia ela me olhou convidativa ... Apesar de alguns dos ingredientes não combinar com minha postura culinária .... não resistí.

A receita original, pede frango caipira, mas na falta ....Frango descongelado .... segui a receita passo-a-passo! Alterações que fiz?!?

Troquei o açúcar refinado por demerara, acrescentei um fio de azeite, não usei o toucinho (bacon) e troquei a salsa por tomilho um pouco antes de desligar o fogo. Realmente outra coisa que não consigo é cozinhar sem ervas frescas e adoro o perfume do tomilho....

Muitos de vocês, já devem ter ouvido falar desta receita e talvez pensem ser uma receita “complicadíssima” ... Não é.

Estamos no inverno e ela combina muito bem com temperaturas mais baixas ... Surpreeenda alguém (e a si) com esta receita francesa !!!!!

Segue a receita e o texto descritivo que o livro traz (Chefs, editora Melhoramentos, pag.240, receita assinada por Shaun Hill):

Conhecido na França como Coq au Vin, este é um importante prato da culinária Provençal Francesa. É um prato muito celebrado, mas em geral é muito malfeito em certos restaurantes. Algumas vezes o frango é marinado de um dia para o outro para realçar o sabor do vinho tinto. Contudo, isso produz um efeito indesejável: o sabor do vinho predomina sobre qualquer outro com que a pobre ave pudesse vir a contribuir, além de ressecar a carne.
Este prato não pode ser reaquecido sem alteração de sabor, ao contrário do que acontece com os de carne bovina e de cordeiro.

Ingredientes


55 g de manteiga sem sal (1 colher de sopa, aqui coloquei 1 colher de chá de azeite para a manteiga não queimar)
1 frango, com cerca de 1,5 kg, cortado em 8 pedaços
8 cebolas pequenas (pirulito, daquelas para fazer conserva)
100 g de toucinho, cortado em tiras de 2,5 cm (ai, ai ....)
16 cogumelos button (champignon fresco, mas na falta use o em conserva)
2 dentes de alho amassados
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de tomate peneirado
(molho de tomate peneirado)
250 ml de vinho tinto (seco)
1 colher de sopa de açúcar
(usei demerara)
500 ml de caldo de galinha ou água (usei fundo de frango feito em casa)

Para servir

1 colher de sopa de salsa picada
croûtons quentes

Modo de fazer

Aqueça metade da manteiga numa panela. Polvilhe o frango com sal e pimenta, coloque os pedaços na panela e frite, virando para que fiquem dourados por igual.
Adicione as cebolas e o toucinho e cozinhe por cerca de 10 minutos até estarem dourados; junte os cogumelos e o alho e cozinhe por mais alguns minutos, mesclando os sucos.


Misture a farinha à manteiga dourada e aos sucos e cozinhe por 1 ou 2 minutos. Adicione o tomate, o vinho tinto e o açúcar, mexendo até ferver. Adicione caldo de galinha ou água e deixe ferver novamente.

Diminua o fogo abaixo do ponto de fervura, então tampe a panela e deixe cozinhar por
50 (aos 40 minutos adicionei 4 ramas de tomilho) minutos ou até que o frango esteja macio.

Verifique o cozimento e escorra todos os pedaços de frango e legumes, arranjando-os num prato de servir.

Transfira algumas conchas do líquido do cozimento e os resíduos do cozido ao liquidificador, adicionando a manteiga restante e bata. Misture bem o molho e prove o tempero.

Espalhe o molho sobre os pedaços de frango e os legumes. Salpique com a salsa
e sirva com os croûtons.


Variação: Pode acompanhar com Purê de Batata ou, Batata Souté ou Arroz (hábito brasileiro) ou com fatias de pão (italiano) de boa qualidade (hábito mediterrâneo de acompanhar refeições com pão). Algumas "folhas verdes frescas" como uma salada de entrada, para mim, são indispensáveis.

Nenhum comentário: