Quem sou eu

Ao chegar em uma casa é maravilhoso ser recebida, em uma linda sala, bem decorada, arrumada....Sentar em um confortável sofá....Mas, quando sou chamada para ir a cozinha, conversar ajudando na preparação de algo que iremos degustar juntos ....é que me sinto realmente bem-vinda, integrada e a vontade. Aonde durante o preparo das refeições e ao redor da mesa todos relaxam, riem, choram, trocam idéias, soltam a criatividade, tomam decisões, fazem acordos.... Sou uma Chef de Cozinha descendente de italianos, portanto só poderia achar a cozinha o melhor lugar do mundo para falar. Associo a Gastronomia Funcional com minha origem mediterrânea cheia de aromas, ervas aromáticas, cores e sabores frescos .... Estas duas faces de mim, resulta em uma outra culinária saudável, muito saborosa, perfumada, sem regras inflexíveis. Aonde faço da minha cozinha uma fonte de saúde e prazeres... Este blog é isto, um convite para você entrar e conversarmos a respeito de técnicas de gastronomia, cozinha na saúde, alimentação com prazer, bem-estar, idéias, vida, sentimentos e o que mais aparecer ... Entre e fique a vontade.

sexta-feira, 23 de julho de 2010


Calda de Limão Siciliano

Ingredientes

6 limões sicilianos
1/2 xícara (chá) de açúcar demerara ou branco
1 pitada de sal
500ml de água
sumo de 1 limão siciliano coado


Variações

Acrescentar:

3 ramos de hortelã fresca ou
3 talos de capim-limão fresco ou
3 ramos de manjericão ou
5 folhas de sálvia fresca ou
2 cm de gengibre fresco cortado ao meio

Modo de Preparo

Corte a casca dos limões, em tirinhas. Retire toda a parte branca para evitar que amargue. Reserve.

Leve em panela a água, o açúcar, sal (gengibre se quiser) e deixe ferver por 3 minutos. Junte as cascas do limão e o sumo. Ferva por mais 5 minutos. Desligue. Coloque neste momento as ervas frescas,tampe e deixe esfriar. Se usou o gengibre, retire. Eu costumo retirar as ervas frescas também (quando uso) para deixar uma aparência mais neutra. Uso apenas na decoração do prato.

Depois de fria, guarde em vidro na geladeira.


Adoro esta receita!

Tem quem a chame de Confit de Limão Siciliano. Não gosto deste nome porque para mim se refere a preparações feitas em gordura (ou na própria gordura). Como esta receita é minha, preferí "abrasileirar" e chamar de Calda. Preciso pensar em um nome melhor, mais apetitoso .... Tem alguma sugestão?

De qualquer forma, ela dá sabor, aroma e sofisticação a pratos simples.

Pode ser usada em frutas, salada de frutas, sorvetes, tortas doces, bolos, peixe ou frango grelhados ou assados, carne de porco ou cordeiro, legumes grelhados ou aonde desejar um sabor e aroma agridoce.

Não coloque especiarias. Elas roubam o perfume do limão siciliano. E tenha o cuidado de não exagerar no açúcar, permita o sabor levemente ácido do limão aparecer.

Nenhum comentário: