Quem sou eu

Ao chegar em uma casa é maravilhoso ser recebida, em uma linda sala, bem decorada, arrumada....Sentar em um confortável sofá....Mas, quando sou chamada para ir a cozinha, conversar ajudando na preparação de algo que iremos degustar juntos ....é que me sinto realmente bem-vinda, integrada e a vontade. Aonde durante o preparo das refeições e ao redor da mesa todos relaxam, riem, choram, trocam idéias, soltam a criatividade, tomam decisões, fazem acordos.... Sou uma Chef de Cozinha descendente de italianos, portanto só poderia achar a cozinha o melhor lugar do mundo para falar. Associo a Gastronomia Funcional com minha origem mediterrânea cheia de aromas, ervas aromáticas, cores e sabores frescos .... Estas duas faces de mim, resulta em uma outra culinária saudável, muito saborosa, perfumada, sem regras inflexíveis. Aonde faço da minha cozinha uma fonte de saúde e prazeres... Este blog é isto, um convite para você entrar e conversarmos a respeito de técnicas de gastronomia, cozinha na saúde, alimentação com prazer, bem-estar, idéias, vida, sentimentos e o que mais aparecer ... Entre e fique a vontade.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Aromaterapia




"É uma terapia complementar de natureza holística, que de forma integrada usa uma verdadeira sinergia de óleos essenciais para obter o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual. Essa terapia considera vários aspectos individuais da vida de cada ser e ajuda sutilmente na manutenção da saúde, pois ela alivia o estresse, promove uma maravilhosa sensação de bem-estar, prazer e tranqüilidade. A aromaterapia combina bem com diversos tipos de tratamentos, sejam convencionais ou alternativos. Para problemas comuns como resfriados, dores musculares, dores de cabeça, má digestão, indisposição, distúrbios de sono, falta de ânimo, ansiedade, etc. O mais importante é o profissional da área da saúde ter um conhecimento vasto sobre as essências que vai usar e orientar bem, em relação aos cuidados necessários por parte do paciente. Os óleos essenciais altamente voláteis estimulam a mente, os de baixa volatidade são mais calmantes e os de média volatilidade (que tem uma taxa de evaporação intermediária) concentram os seus efeitos balanceadores no sistema físico. Deve-se tomar cuidado com o tempo de exposição, concentração e conservação apropriada desses óleos.

A prática de ervas aromáticas para fins religiosos, curativos ou estéticos foi usada por civilizações como: Egito, China, Índia, Grécia e Roma. Antigos textos descrevem a arte de preparar ungüentos, óleos medicinais e preparações para a saúde da alma e do corpo; "perfumes mágicos" para realçar o carisma e restaurar a felicidade; isso em várias formas de cerimônias, rituais, etc. O processo de destilação dos óleos essenciais, de modo mais refinado e eficiente, ocorreu em 1000 d.c. pelo médico e filosófo árabe Avicenna. No século 16, os alquimistas já acreditavam ser o óleo essencial a parte da planta responsável em produzir a cura.

O termo "Aromaterapia" foi inicialmente usado por um químico francês chamado René-Maurice Gattefossé, cuja família possuía uma indústria de perfumes. Gattefossé estava trabalhando em seu laboratório, quando queimou sua mão acidentalmente e mergulhou-a numa vasilha contendo óleo essencial de lavanda. A queimadura foi curada rapidamente, não infeccionou, nem deu bolhas e cicatrizou. Então Gattefossé ficou fascinado e procurou estudar mais as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais, e em 1928 escreveu um livro chamado “Aromathérapie: Les Huiles essentielles hormones végétables”. Outros aromaterapeutas que se destacaram no século XX: Dr. Jean Valnet (que usou óleos essenciais para tratar os ferimentos de soldados na Segunda Guerra Mundial e ganhou reconhecimento oficial com essa terapia), Marguerite Maury (bioquímica que desenvolveu o método de diluição e aplicação dos óleos através da massagem para beleza e rejuvenescimento da pele) e Robert B. Tisserand (inglês que escreveu vários livros e artigos sobre o assunto).

Os óleos essenciais são substâncias puras extraídas de plantas aromáticas por destilação, expressão à frio da casca de frutas cítricas (laranja, lima, grapefruit, bergamota) ou enfloragem (jasmim e violeta). Possuem as seguintes características: concentração 100% natural (sem adição de solventes ou substâncias químicas), de consistência oleosa, líquida, altamente voláteis (evaporam à temperatura ambiente), curativas e por isso são considerados “alma das plantas”. Podem ser extraídos de raízes (vetiver, gengibre - rizoma), tronco (cedro, sândalo, pau rosa), galhos, resinas (olíbano e mirra), folhas (eucalipto, hortelã, patchouli, alecrim, tea-tree, lemongrass, citronela, cipreste), flores (lavanda, gerânio, rosa, néroli, jasmim), frutos (laranja, limão, mandarina, bergamota, tangerina, lima), etc. As propriedades terapêuticas variam de acordo com estas partes das plantas, podem ser relaxantes, estimulantes ou equilibrantes. Pode-se fazer isto através tratamentos estéticos (recebendo massagens, compressas, cremes e óleos corporais), tomando banhos ou fazendo uso de aromatizadores com óleos essenciais que fortalecem o sistema imunológico e assim melhora a saúde em geral.

Os óleos essenciais estimulam o SNC (Sistema Nervoso Central) através da pele e do sistema respiratório. Na pele é necessário tomar alguns cuidados especiais, para evitar reações alérgicas, irritações, sensibilizações e queimaduras. Para um uso mais seguro, recomenda-se diluir os óleos essenciais em veículos carreadores (baixas concentrações), como cremes neutros e óleos vegetais. Eles entram em contato com a circulação sangüínea e atuam nos órgãos internos. Os óleos essenciais também podem ser inalados por meio de aromatizadores elétricos, à vela ou pout-pourris. Uma parte do aroma inalado irá para os pulmões pela traquéia, brônquios, bronquíolos e alvéolos, passando para a corrente sangüínea nas trocas gasosas. E a outra parte irá diretamente para o cérebro, atingindo o SNC e mais especificamente o Sistema Límbico (centro das emoções, comportamentos).

É interessante que a área do cérebro associada ao cheiro é a mesma que armazena a memória e, por isso, os aromas têm sido usados para estimular a mente de pessoas que sofrem de amnésia. São notáveis pela habilidade de aliviar o stress. Podem interferir na produção de hormônios. Alguns óleos essenciais possuem um poder regenerativo que estimulam a renovação e o crescimento de células saudáveis, regulam e restabelecem a homeostase. Os aromas proporcionam sensações de bem-estar para o corpo, a mente e as emoções, auxilia bastante nos processos de cura, em nível intelectual da memória e do inconsciente (acessam arquivos energéticos armazenados nos corpos sutis e resgatam a própria essência divina), e de intensa elevação espiritual."


Referências: Shirley Price, Aromaterapia para doenças comuns, Ed. Manole, SP 1999. Traduzido do original em inglês Aromatherapy for common ailments. Gaia Books Limited, Singapore. Giuliana Lomazzi, Aromarerapia. Bem-estar, Ed. Eko, SC 2006. Sites: www.naha.org / www.westcoastaromatherapy.com / www.laszlo.ind.br / www.bioessencia.com.br / www.bysamia.com.br / www.aromalife.com.br / www.aromaflora.com.br



Resolví postar algo sobre aromaterapia, antes de começar a bater papo sobre isto ....







Nenhum comentário: