Quem sou eu

Ao chegar em uma casa é maravilhoso ser recebida, em uma linda sala, bem decorada, arrumada....Sentar em um confortável sofá....Mas, quando sou chamada para ir a cozinha, conversar ajudando na preparação de algo que iremos degustar juntos ....é que me sinto realmente bem-vinda, integrada e a vontade. Aonde durante o preparo das refeições e ao redor da mesa todos relaxam, riem, choram, trocam idéias, soltam a criatividade, tomam decisões, fazem acordos.... Sou uma Chef de Cozinha descendente de italianos, portanto só poderia achar a cozinha o melhor lugar do mundo para falar. Associo a Gastronomia Funcional com minha origem mediterrânea cheia de aromas, ervas aromáticas, cores e sabores frescos .... Estas duas faces de mim, resulta em uma outra culinária saudável, muito saborosa, perfumada, sem regras inflexíveis. Aonde faço da minha cozinha uma fonte de saúde e prazeres... Este blog é isto, um convite para você entrar e conversarmos a respeito de técnicas de gastronomia, cozinha na saúde, alimentação com prazer, bem-estar, idéias, vida, sentimentos e o que mais aparecer ... Entre e fique a vontade.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

CUPCAKE ?!?!?



Depois de várias pessoas me perguntarem o bê-a-bá de como se fazer cupcakes, resolvi fazer uma poatagem dedicada a isso. Vou tentar explicar tudo o que for possível sobre como fazer estes bolinhos lindos. 
Antes de preparar o Cupcake
Antes de preparar o cupcake, eu indico deixar tudo já arrumado. Ou seja, separar todos os ingredientes, tirar antecipadamente os ingredientes da geladeira, para chegarem em temperatura ambiente e preparar todos os equipamentos.

Equipamentos

Para fazer os cupcakes você vai precisar:




Xícaras e colheres medidoras:

Pra quem não conhece esses medidores, cada xícara ou colher corresponde à uma medida para lhe facilitar na hora de fazer a receita. Normalmente elas são divididas em 1 e 1/2 colheres de sopa; 1, 1/2, 1/4 e 1/8 colheres de chá e as de xícaras em 1, 3/4, 2/3, 1/2, 1/3, 1/4 e 1/8 de xícara. Algumas possuem também escrito no cabo as medidas em ml(mililitro) o que facilita ainda mais.

Balança:

Eu aconselho à quem estiver a fim de se aperfeiçoar na cozinha e obter cada vez mais melhores resultados, comprar uma balança. Hoje em dia você encontra elas em várias lojas e com preços ótimos. E ajuda muito na cozinha, pois além de existirem várias receitas onde as medidas só são em gramas, a balança lhe proporciona uma exatidão melhor na medição e consequentemente um melhor resultado na qualidade do seu cupcake.
 
Batedores:

Para fazer os cupcakes você pode utilizar a nossa querida batedora ou fazer tudo na mão mesmo, com a ajuda de um “fouet”  (batedor manual). 




Formas:

Você vai precisar de dois tipos de formas para fazer os cupcakes, as forminhas de papel e a forma de alumínio. Antes de assar você deve colocar as forminhas de papel dentro da forma de alumínio. Não é preciso untar. Depois é só derramar a massa dentro da forminha de papel, mas não pode encher até a borda pois o cupcake irá crescer e derramar, você deve encher até faltar mais ou menos um dedo até a borda. Existem vários tamanhos de forminhas de papel, mas o tamanho padrão é em torno de 5cm (base) x 7 cm (boca) x 3 cm (altura). Ou coloque as forminhas de papel em formas grandes para empadinhas (para “quebrar o galho.....”)

Assando o Cupcake
Você deve colocar a forma de alumínio no forno pré aquecido por mais ou menos 10 minutos. A forma deve ficar na grelha mais central do forno. Um pouco depois de passar da metade do tempo de assar especificado na receita, você deve começar a fazer o teste do palito, ou seja, enfiar um palito no cupcake e se ele sair limpo o cupcake está pronto mas, se sair sujo de massa ele precisa assar mais um pouco.



Depois de Assar

Depois de assar os cupcake, você deve deixá-los esfriarem por 5 minutos na forma de alumínio e depois transferi-los para uma grelha para terminarem de esfriar completamente. Isto ajuda a não deixar o fundo dos cupcakes úmidos.

Rechear
Para rechear não tem nenhum segredo, é só cortar o topo, retirar um pouco do miolo, rechear e colocar o topo de volta. Colocando com saco para confeitar ou bisnasgas.




Decoração
Existem várias formas de decorar o cupcake, ou você pode usar a famosa “pasta americana” ou cobri-los com alguma receita de cobertura. Normalmente os cupcakes são cobertos com “buttercream” (Veja abaixo em Receitas Extras), mas você também pode fazer um “ganache”, um marshmallow, uma cobertura com cream cheese RECEITAS/Bolo Bem-Casado), etc. E para essas coberturas você irá precisar de um saco de confeitar. Mas na verdade, na hora de decorar não tem uma regra, só a sua imaginação e criatividade.
A variação de cor é feita normalmente com corantes alimentícios. procure os de melhor qualidade, com ingredientes naturais. Existe uma variedade grande de tipos, qualidade e preços. Também muitos enfeitinhos, balinhas, confeitos, etc. São normalmente encontrados em lojas especializadas para doces, confeitaria e panificação. 
Tudo opcional e a seu gosto.

Armazenamento
Eu sempre indico a consumir os cupcakes o mais rápido possível, pois a cada dia que  passar eles perderão a qualidade. Mas se você realmente precisar guardá-los, sempre guarde-os bem fechados em lugar seco e arejado, por no máximo 5 dias. 

Onde comprar
Hoje em dia,  é possível encontrar as formas em lojas de produtos especializados ou até em supermercados. Mas se você não conseguir encontrar na sua cidade eu aconselho a comprar pela internet. Existem vários sites que vendem todos os equipamentos necessários com preços ótimos e chega rapidinho na sua casa.

RECEITAS EXTRAS:



Buttercream de Ovomaltine

Ingredientes

100 g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 3/4 xícara de açúcar de confeiteiro
3 colheres (sopa) de Ovomaltine
1/8 xícara (chá) de leite
Gotas de essência de baunilha


Modo de Preparo

Coloque a manteiga numa vasilha grande. Bata em velocidade baixa por 30 segundos até ficar fofa. Desligue a batedeira acrescente os demais ingredientes. Volte a bater em velocidade baixa até o açúcar incorporar - cerca de 1 minuto (eu preferi misturar "na mão", pra não levantar uma nuvem de açúcar na cozinha). Aumente a velocidade para média e bata até formar um creme fofo e brilhante - cerca de mais 1 minuto.
Já está pronto para ser usado como cobertura. Se gelar ele fica muito duro para trabalhar com o bico de confeiteiro. deixe voltar à temperatura ambiente antes.





Buttercream de Cream Cheese

Este tem sabor um pouco menos acentuado de manteiga, e a textura tão boa quanto, além de aceitar ingredientes mais ácidos, como suco de limão.

Ingredientes

3 colheres (sopa) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
90 g de cream cheese em temperatura ambiente
1 1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro

Modo de Preparo

Coloque a manteiga e o cream cheese numa vasilha grande. Bata em velocidade baixa por 30 segundos até formar um creme fofo. Desligue a batedeira e acrescente o açúcar. Volte a bater em velocidade baixa até o açúcar incorporar - cerca de 1 minuto (de novo, eu preferi misturar "na mão"). Aumente a velocidade para média e bata até formar um creme fofo e brilhante.

Essa é a textura para ambos depois de bater: um creme bem firme.



Texto adaptado de pesquisa em livros / sites variados e anotações particulares.
Imagens do site Google.



Nenhum comentário: