Quem sou eu

Ao chegar em uma casa é maravilhoso ser recebida, em uma linda sala, bem decorada, arrumada....Sentar em um confortável sofá....Mas, quando sou chamada para ir a cozinha, conversar ajudando na preparação de algo que iremos degustar juntos ....é que me sinto realmente bem-vinda, integrada e a vontade. Aonde durante o preparo das refeições e ao redor da mesa todos relaxam, riem, choram, trocam idéias, soltam a criatividade, tomam decisões, fazem acordos.... Sou uma Chef de Cozinha descendente de italianos, portanto só poderia achar a cozinha o melhor lugar do mundo para falar. Associo a Gastronomia Funcional com minha origem mediterrânea cheia de aromas, ervas aromáticas, cores e sabores frescos .... Estas duas faces de mim, resulta em uma outra culinária saudável, muito saborosa, perfumada, sem regras inflexíveis. Aonde faço da minha cozinha uma fonte de saúde e prazeres... Este blog é isto, um convite para você entrar e conversarmos a respeito de técnicas de gastronomia, cozinha na saúde, alimentação com prazer, bem-estar, idéias, vida, sentimentos e o que mais aparecer ... Entre e fique a vontade.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Pimentão Recheado com Bacalhau

Ingredientes 

4 pimentões vermelhos médios, lavados e secos,  sem sementes (reserve a tampa) 

12 Palitos de madeira (tipo de dentes)

Óleo para untar

Recheio

250gr de bacalhau desfiado e dessalgado (uma vez e aferventado)
250gr de batata cozida, descascada e amassada
1 colher (sopa) azeite extra virgem
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de salsinha picada

 Modo de Preparo

Misturar os ingredientes do recheio. Rechear e fechar os pimentõs com palitos.
Aquecer o forno. Untar forma. Arrumar os pimentões. Leve para assar em forno médio para dourar levemente, por 30 minutos mais ou menos, virando na metade do tempo os pimentões. Retire os palitos antes de servir na travessa ou prato.

Sirva acompanhado de salada de folhas verdes.


 Dica

Varie a apresentação: Depois de assados, fatie (2cm) e arrume em travessa ou no prato. Usando os pimentões verdes e amarelos, alternados) ,dá um colorido muito bonito.
Corte os pimentões na metade (comprimento ou largura), recheio e salpique com farinha de milho misturada com ervas frescas picadinhas e/ou parmesção ralado.
Pode adicionar ao recheio brócolis cozidos e picadinho ou alho-poró.


Importante Dica: Bolinho de Bacalhau


Este recheio pode ser usado para fazer bolinhos. Não acrescente ovos.

O melhor tipo de batata para isto é a Asterix, casca rosada ou avermelhada (DICAS/Tipos de Batatas).

E tenha cuidado com a farinha. A quantidade sempre depende do tipo de batata, caso use a Asterix, mantenha a quantidade da receita. Ao usar outro tipo, acrescente mais uma colher (sopa) se ficar muito úmido a massa.
Dê forma a massa fazendo quenelle (TÉCNICAS) ou coloque as colheradas diretamente no óleo.

Use para fritar (imersão) óleo de soja e se possível, aromatize com 1/2 xícara de azeite. Deixe o óleo aquecer. Coloque poucos bolinhos de cada vez para fritar e não fique mexendo (isto esfria o óleo e deixa os bolinhos encharcados de óleo). Vire uma única vez, se necessário, para dourar por igual. Deixe escorrer em uma peneira suspensa e depois leve ao papel absorvente.

Sirva molho de pimenta, em separado.




Nenhum comentário: