Quem sou eu

Ao chegar em uma casa é maravilhoso ser recebida, em uma linda sala, bem decorada, arrumada....Sentar em um confortável sofá....Mas, quando sou chamada para ir a cozinha, conversar ajudando na preparação de algo que iremos degustar juntos ....é que me sinto realmente bem-vinda, integrada e a vontade. Aonde durante o preparo das refeições e ao redor da mesa todos relaxam, riem, choram, trocam idéias, soltam a criatividade, tomam decisões, fazem acordos.... Sou uma Chef de Cozinha descendente de italianos, portanto só poderia achar a cozinha o melhor lugar do mundo para falar. Associo a Gastronomia Funcional com minha origem mediterrânea cheia de aromas, ervas aromáticas, cores e sabores frescos .... Estas duas faces de mim, resulta em uma outra culinária saudável, muito saborosa, perfumada, sem regras inflexíveis. Aonde faço da minha cozinha uma fonte de saúde e prazeres... Este blog é isto, um convite para você entrar e conversarmos a respeito de técnicas de gastronomia, cozinha na saúde, alimentação com prazer, bem-estar, idéias, vida, sentimentos e o que mais aparecer ... Entre e fique a vontade.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Peito de Pato com Escarola e vinagrete de Porto



O peito de pato é uma carne excepcional que deve ser servida sempre rosada.
O amarguinho da escarola e o adocicado do vinagrete de vinho do Porto combinam perfeitamente com o sabor mais intenso do peito de pato.

Ingredientes

2 peitos de pato de 200 g com pele
1 cebola roxa bem picada
1 colher (sopa) azeite de oliva
50 ml de vinho do Porto (1/2 taça pequena)
1 colher (chá)mostarda tipo Dijon
3 xícaras (chá) escarola
1 colher (sopa) castanha de caju quebrada e levemente tostada
Sal e pimenta do reino moída na hora

Modo de Preparo

Aqueça o forno a 180ºC.
Recorte o excesso de gordura lateral do peito de pato. Faça 4 cortes superficiais paralelos na parte da pele, mas que não chegue à carne. Tempere com sal e pimenta do reino.
Coloque os peitos de pato em um a frigideira. Grelhe-os em fogo baixo, com a pele para baixo, até que a pele pareça um crocante. Aumente o fogo e toste a parte da carne por 2 minutos. Transfira para uma assadeira pequena, com a pele para baixo e leve ao forno quente por 5 minutos. Retire do forno e coloque em uma travessa coberta com folha de papel alumínio, enquanto prepara a escarola.
Da frigideira, descarte toda a gordura menos o equivalente a uma colher de sopa. Junte o azeite e doure a cebola. Tire a frigideira do fogo e despeje o Porto. Volte ao fogo baixo e “limpe” o fundo com uma colher de pau. Retire novamente do fogo e misture a mostarda, sal e pimenta. Junte a escarola, misture bem e refogue por um minuto apenas. Coloque por cima a castanha de caju quebrada.
Corte o peito de pato em fatias de menos de 1 cm (com a faca inclinada para aumentar o tamanho da fatia) e sirva com a escarola morna.

Nenhum comentário: