Quem sou eu

Ao chegar em uma casa é maravilhoso ser recebida, em uma linda sala, bem decorada, arrumada....Sentar em um confortável sofá....Mas, quando sou chamada para ir a cozinha, conversar ajudando na preparação de algo que iremos degustar juntos ....é que me sinto realmente bem-vinda, integrada e a vontade. Aonde durante o preparo das refeições e ao redor da mesa todos relaxam, riem, choram, trocam idéias, soltam a criatividade, tomam decisões, fazem acordos.... Sou uma Chef de Cozinha descendente de italianos, portanto só poderia achar a cozinha o melhor lugar do mundo para falar. Associo a Gastronomia Funcional com minha origem mediterrânea cheia de aromas, ervas aromáticas, cores e sabores frescos .... Estas duas faces de mim, resulta em uma outra culinária saudável, muito saborosa, perfumada, sem regras inflexíveis. Aonde faço da minha cozinha uma fonte de saúde e prazeres... Este blog é isto, um convite para você entrar e conversarmos a respeito de técnicas de gastronomia, cozinha na saúde, alimentação com prazer, bem-estar, idéias, vida, sentimentos e o que mais aparecer ... Entre e fique a vontade.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Conserva de Sardinha



Ingredientes

1 kg de sardinhas limpas e sem rabo

1 copo de vinagre branco (de boa qualidade)

1 copo de óleo de azeite extra virgem (de boa qualidade)

4 cebolas grandes em rodelas finas

1 xícara (chá) tomate cereja, cortados ao meio (ou tomate concassè/TÉCNICAS)

1 pimentão amarelo em rodelas (opcional)

Sal à gosto

Pimenta calabresa (opcional)

Folhas de louro

Ervas frescas picadas (salsinha e cebolinha)

Modo de Preparo

Salgue as sardinhas, com parte do sal. Se elas estiverem abertas, espalmadas, feche-as para arrumar na panela. Como se estivessem inteiras.

Arrume em panela de pressão camadas de cebolas, sardinhas, cebola (de novo), tomate, pimentão, louro, ervas frescas, pimenta, cebola, sardinha.... Misture o vinagre, o óleo, sal e pimenta. Coloque por cima das camadas. Feche a panela e deixe pegar a pressão. Abaixe o fogo (mas deixe a pressão) e cozinhe por 30 minutos.

Só abra a panela de pressão bem fria ou no dia seguinte (melhor) para evitar que as sardinhas desmanchem. Deixe a panela parada, descansando. Depois, transfira as sardinhas com cuidado para um recipiente de vidro ou louça e guarde tampado.

Dicas

Não se assuste com o tempo de cozimento. Dá certo. O importante é não abrir a panela enquanto estiver quente.

Vai pouco tomate mesmo porque não é para formar molho vermelho, apenas temperar. Existem receitas que não se coloca tomate e acrescenta ½ copo de água.

Acrescente sabor com 1/2 xícara (chá) azeitonas verdes sem caroço e/ou 1/2 xícara (chá) alcaparras.

É para ser servida fria ou gelada, com pão fresquinho ou arroz e salada. Qto mais curtida melhor (2 dias). Dura até 15 dias na geladeira e não pode congelar.

Pode variar a sardinha por cavalinha, também fica muito bom.

Nenhum comentário: