Quem sou eu

Ao chegar em uma casa é maravilhoso ser recebida, em uma linda sala, bem decorada, arrumada....Sentar em um confortável sofá....Mas, quando sou chamada para ir a cozinha, conversar ajudando na preparação de algo que iremos degustar juntos ....é que me sinto realmente bem-vinda, integrada e a vontade. Aonde durante o preparo das refeições e ao redor da mesa todos relaxam, riem, choram, trocam idéias, soltam a criatividade, tomam decisões, fazem acordos.... Sou uma Chef de Cozinha descendente de italianos, portanto só poderia achar a cozinha o melhor lugar do mundo para falar. Associo a Gastronomia Funcional com minha origem mediterrânea cheia de aromas, ervas aromáticas, cores e sabores frescos .... Estas duas faces de mim, resulta em uma outra culinária saudável, muito saborosa, perfumada, sem regras inflexíveis. Aonde faço da minha cozinha uma fonte de saúde e prazeres... Este blog é isto, um convite para você entrar e conversarmos a respeito de técnicas de gastronomia, cozinha na saúde, alimentação com prazer, bem-estar, idéias, vida, sentimentos e o que mais aparecer ... Entre e fique a vontade.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Confit de Tomate

















O
Confit de Tomate é feito de forma diferente do de carnes, que são preparados com a própria gordura. Os tomates são colocados em assadeira e regados com azeite ou óleo. O cozimento deve ser feito a uma temperatura baixa. Como resultado, os tomates devem ficar macios, porém sem desmanchar. Esta mesma técnica pode ser utilizada com as hortaliças que desejar.


Ingredientes

500g de tomates maduros (prefiro o tipo "italiano")


3 colheres (chá) sal grosso (marinho ou refinado)


1 colher (chá) glaçúcar (branco)


250ml de azeite extra virgem (boa qualidade)


ramos de alecrim fresco (seco)




Modo de Preparo

Lave e seque bem os tomates.
Faça um corte em cruz na parte de cima dos tomates.
Numa assadeira, coloque os tomates e leve para o forno pré-aquecido a 180ºC para assar, untada com azeite, por 10 minutos. Deixe esfriar e retire a pele. Corte ao meio (retirar as sementes é opcional). Salpique com o sal e o açúcar.
Volte à assadeira, arrume-os em camada única, com a parte aberta para baixo. Com as mãos prense os tomates até que fiquem levemente achatados.
Regue com azeite, o suficiente para cobrir todo o fundo da assadeira. Espalhe os ramos de alecrim por cima dos tomates.
Leve ao forno, pré aquecido, a 100ºC, por 45 minutos.
Retire os ramos de alecrim.
Deixe esfriar e guarde em vidro, bem fechado, em geladeira.

Ficam ótimos em torradas, lanches, massas, pizzas, canapés, risotos, acompanhando peixes/carnes/aves, saladas e legumes.






DICAS

Pode ser feito com óleo de canola ou milho ( ou misturar com o azeite), mas garanto que com um azeite de ótima qualidade fica divino. A quantidade exata vai depender do tamanho da assadeira (tabuleiro: tipo de assadeira retangular) que usar.

A qualidade do tomate e estar bem maduro/vermelho (não mole) é muito importante para um bom resultado final.

O uso do glaçúcar ou açúcar tem a finalidade de "quebrar" a acidez do tomate, porém seu uso é opcional.

Fica melhor usando "ramos de alecrim fresco" porque ao final é mais fácil de ser retirado e deixa um perfume maravilhoso.
Você pode acrescentar outras ervas frescas: tomilho, alfavaca, sálvia. Nunca deixe de usar o alecrim que determina o sabor característico.
Receitas mais tradicionais não retiram a pele do tomate. Eu acho que fica muito saboroso e bonito sem a pele. Fica a sua escolha. Caso não queira retirar, pule esta etapa e siga a receita normalmente.

Quer acrescentar mais sabor ainda? Junte aos tomates na assadeira, 6 dentes de alho com a casca ou 1 colher (sopa) de alho desidratado e picadinho. Misture e leve ao forno.
Existe a opção do Confit de Tomate Cereja, eu faço muito. Postarei a receita, que é um pouco diferente, no blog.

Nenhum comentário: