Quem sou eu

Ao chegar em uma casa é maravilhoso ser recebida, em uma linda sala, bem decorada, arrumada....Sentar em um confortável sofá....Mas, quando sou chamada para ir a cozinha, conversar ajudando na preparação de algo que iremos degustar juntos ....é que me sinto realmente bem-vinda, integrada e a vontade. Aonde durante o preparo das refeições e ao redor da mesa todos relaxam, riem, choram, trocam idéias, soltam a criatividade, tomam decisões, fazem acordos.... Sou uma Chef de Cozinha descendente de italianos, portanto só poderia achar a cozinha o melhor lugar do mundo para falar. Associo a Gastronomia Funcional com minha origem mediterrânea cheia de aromas, ervas aromáticas, cores e sabores frescos .... Estas duas faces de mim, resulta em uma outra culinária saudável, muito saborosa, perfumada, sem regras inflexíveis. Aonde faço da minha cozinha uma fonte de saúde e prazeres... Este blog é isto, um convite para você entrar e conversarmos a respeito de técnicas de gastronomia, cozinha na saúde, alimentação com prazer, bem-estar, idéias, vida, sentimentos e o que mais aparecer ... Entre e fique a vontade.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Calda de Frutas Vermelhas


Atendendo a pedidos ......


Calda de Frutas Vermelhas Rápida

Ingredientes


500 gr de framboesas congeladas

1 xícara (chá) água filtrada
1/2 limão siciliano, suco coado
1/2 xícara (chá) açúcar demerara (opcional)
1 colher (sopa) amido de milho

1/2 xícara (chá) morangos em pedaços
1/2 xícara (chá) mirtilos (existem congelados inteiros)

1/2 xícara (chá) amoras silvestres (estamos na época) ou ameixa vermelha picadas


Modo de Preparo


Em uma panela, leve as framboesas, 1/2 xícara (chá) da água, suco de limão e o açúcar. Ferva por 10 minutos (retirando a espuma que se forma na superfície com espumadeira). Dissolva o amido de milho no restante da água e adicione a panela, aos poucos (em fio) e mexendo. Mexendo, deixe ferver por 5 minutos. Junte as outras frutas, mexa com cuidado e deixe ferver por mais 5 minutos. Desligue. Leve para gelar.




Iogurte Batido com Hortelã

Ingredientes

4 xícaras (chá) iogurte gelado (dê preferências ao tipo "firme, mais consistente")
1/3 xícara (chá) mel (opcional)

2 colheres (sopa) de folhas de hortelã fresca (bem picadinhas)


Modo de Preparo


Bata com batedor manual de arame o iogurte com o mel. Misture delicadamente a hortelã. Leve para gelar.


Montagem

Coloque o Iogurte Batido em taças de vidro e cubra com a Calda de Frutas Vermelhas (arrumando as frutas em pedaços). Uma folhinha de hortelã em cima de tudo para enfeitar.


Aqui eu estou dando a sugestão de acompanhar com Iogurte Batido com Hortelã, porém, esta Calda é na verdade um "curinga". Fica maravilhosa acompanhando praticamente tudo: Saladas De Frutas, Sorvetes, Bolos, Tortas, Crepes, Panquecas Doces e o que mais você imaginar.
Caso queira congelar, coloque todas as frutas deste o começo da preparação para que fiquem todas bem cozidas, evitando que "crie água" ao ser descongelada.

Se as frutas forem frescas, não esqueça de lavar e secar bem. Retire os cabinhos das amoras.

O limão siciliano é menos ácido, mas na falta use o tahiti.
O açúcar (opcional) pode ser trocado pelo branco.
Na verdade, os tipos das frutas vermelhas podem ficar a sua escolha.: apenas framboesas ou morangos ou mirtilos. Cerejas frescas (sem a semente) ficam ótimas. Mirturar a seu gosto.

Nenhum comentário: