Quem sou eu

Ao chegar em uma casa é maravilhoso ser recebida, em uma linda sala, bem decorada, arrumada....Sentar em um confortável sofá....Mas, quando sou chamada para ir a cozinha, conversar ajudando na preparação de algo que iremos degustar juntos ....é que me sinto realmente bem-vinda, integrada e a vontade. Aonde durante o preparo das refeições e ao redor da mesa todos relaxam, riem, choram, trocam idéias, soltam a criatividade, tomam decisões, fazem acordos.... Sou uma Chef de Cozinha descendente de italianos, portanto só poderia achar a cozinha o melhor lugar do mundo para falar. Associo a Gastronomia Funcional com minha origem mediterrânea cheia de aromas, ervas aromáticas, cores e sabores frescos .... Estas duas faces de mim, resulta em uma outra culinária saudável, muito saborosa, perfumada, sem regras inflexíveis. Aonde faço da minha cozinha uma fonte de saúde e prazeres... Este blog é isto, um convite para você entrar e conversarmos a respeito de técnicas de gastronomia, cozinha na saúde, alimentação com prazer, bem-estar, idéias, vida, sentimentos e o que mais aparecer ... Entre e fique a vontade.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Cheesecake de Cereja



Versão um pouco mais tradicional ...

Cheesecake de Cereja

Para a cobertura deste cheesecake, use geléia de cereja pronta. Existe uma marca francesa de geléias sem adição de açúcar, que se compra aqui no Brasil, nos supermercados, que é perfeita para esta cobertura: as cerejas são inteiras e muito saborosas. Apenas leve ao fogo com 1/4 xícara (chá) de água filtrada, mexendo para ficar um pouco mais fina, leve e flúida. Não use cerejas em conserva ao maraschino como substitutas porque fica muito diferente.

INGREDIENTES

200g de biscoito doce com fibras (ou tipo "Maizena ou Maria")
2 colheres (sopa) manteiga amolecida, sem sal

300 g de cream cheese
1 colher (chá) açúcar de confeiteiro
1 colher (chá) de essência de baunilha
Suco coado de 1 limão (preferência ao siciliano)
250 ml de creme de leite fresco

1 vidro (284 g) de geléia de cereja (ou framboesa ou frutas vermelhas ou amora ou damasco ou morango ou jabuticaba ou mirtilo)

PREPARO DA MASSA

Bata os biscoitos no processador de alimentos até que esfarelem (ou no liquidificador). Junte a manteiga e bata de novo até que virem uma massa compacta (se usar o liquidificador, misture a manteiga com os biscoitos esfarelados com a mão, em uma tigela).

Pressione esta mistura no fundo de uma fôrma redonda com fundo removível de 20 cm de diâmetro. Apenas o fundo. Deixe camada fina. Leve ao forno pré aquecido, 200 graus, por 20 minutos ou dourar levemente. Esfriar e reservar.

PREPARO DO RECHEIO

Bata juntos o cream cheese, o açúcar, a essência de baunilha e o limão, até a mistura ficar cremosa.
Espalhe sobre a base de biscoitos assada e fria. Alise (o recheio) com uma espátula. Deixe na geladeira por 3 horas ou de um dia para o outro.

COBERTURA

Na hora de servir, desenforme a cheesecake e espalhe por cima a geléia de cereja (ou de sua escolha), "mais fúida" ou não.

Pode servir acompanhada de creme de leite batido (sem açúcar) ou sorvete de creme. Ou sózinha.

Nenhum comentário: