Quem sou eu

Ao chegar em uma casa é maravilhoso ser recebida, em uma linda sala, bem decorada, arrumada....Sentar em um confortável sofá....Mas, quando sou chamada para ir a cozinha, conversar ajudando na preparação de algo que iremos degustar juntos ....é que me sinto realmente bem-vinda, integrada e a vontade. Aonde durante o preparo das refeições e ao redor da mesa todos relaxam, riem, choram, trocam idéias, soltam a criatividade, tomam decisões, fazem acordos.... Sou uma Chef de Cozinha descendente de italianos, portanto só poderia achar a cozinha o melhor lugar do mundo para falar. Associo a Gastronomia Funcional com minha origem mediterrânea cheia de aromas, ervas aromáticas, cores e sabores frescos .... Estas duas faces de mim, resulta em uma outra culinária saudável, muito saborosa, perfumada, sem regras inflexíveis. Aonde faço da minha cozinha uma fonte de saúde e prazeres... Este blog é isto, um convite para você entrar e conversarmos a respeito de técnicas de gastronomia, cozinha na saúde, alimentação com prazer, bem-estar, idéias, vida, sentimentos e o que mais aparecer ... Entre e fique a vontade.

quinta-feira, 22 de julho de 2010


Sorvete de Banana (mais um)

Ingrediente
Bananas BEM Maduras em fatias finas (nanica, prata)

Modo de preparo: Grelhe as fatias de banana em antiaderente. Espalhe as fatias numa bandeja e leve ao freezer por cerca de 2 horas ou até que fiquem totalmente congeladas. Ligue o processador (robô)ou liquidificador e vá adicionando uma fatia congelada por vez. Quanto virar uma massa com cara de sorvete, está pronto.

Dicas: O aquecimento da banana torna-a mais docinha e não precisa de adoçante, mas, se quiser, junte um pouco de mel enquanto bate. Pode também colocar um pouco de canela em pó, hortelã fresca, raspinha de limão ou apenas servir com calda de limão siciliano ou frutas vermelhas.

Acho muito bom ter opções de "doces" fáceis e sem adição de açúcar" para consumir no dia a dia. Muitas vezes sentimos vontade e acabamos por comer, sem pensar, coisas altamente calóricas ou gordurosas ou cheia de corantes/conservantes/gorduras trans, apenas pela facilidade.
Podemos deixar estas "tentações" para ocasiões especiais (festas/fds/outras situações)...

Vale lembrar que a maioria das frutas e legumes ficam mais doces ao serem aquecidas. Portanto podemos aproveitar isto seja grelhando, assando, cozinhando, etc. Podemos misturar tipos. As mais maduras estão repletas de seus próprios "açúcares". Se adicionarmos a estas preparações especiarias (principalmente a canela em pau é ótima para "adoçar") e ervas frescas (hortelã, manjericão, capim santo) ganhamos muito em sabor e saúde.

Vença os preconceitos e a preguiça .... Experimente.





Nenhum comentário: