Quem sou eu

Ao chegar em uma casa é maravilhoso ser recebida, em uma linda sala, bem decorada, arrumada....Sentar em um confortável sofá....Mas, quando sou chamada para ir a cozinha, conversar ajudando na preparação de algo que iremos degustar juntos ....é que me sinto realmente bem-vinda, integrada e a vontade. Aonde durante o preparo das refeições e ao redor da mesa todos relaxam, riem, choram, trocam idéias, soltam a criatividade, tomam decisões, fazem acordos.... Sou uma Chef de Cozinha descendente de italianos, portanto só poderia achar a cozinha o melhor lugar do mundo para falar. Associo a Gastronomia Funcional com minha origem mediterrânea cheia de aromas, ervas aromáticas, cores e sabores frescos .... Estas duas faces de mim, resulta em uma outra culinária saudável, muito saborosa, perfumada, sem regras inflexíveis. Aonde faço da minha cozinha uma fonte de saúde e prazeres... Este blog é isto, um convite para você entrar e conversarmos a respeito de técnicas de gastronomia, cozinha na saúde, alimentação com prazer, bem-estar, idéias, vida, sentimentos e o que mais aparecer ... Entre e fique a vontade.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Cortes de Filé Mingnon para grelhar





Resolvi colocar este vídeo porque mostra bem como cortar FILÉ MIGNON para grelhar, mas com duas ressalvas, no meu modo de preparar:

1) Fica melhor colocando o sal após grelhar. Quando o sal é colocado com a carne ainda crua, ela começa a "sorar", soltar líquido. Perdendo nutrientes, sabor e modificando a textura. Grelhe um lado, vire, salgue (o lado grelhado), retire e salgue o outro lado. A pimenta não interfere, ou seja, pode ser colocada com a carne ainda crua.

2) Observe que a carne está bem sequinha, sem líquidos soltando. Para grelhar uma carne e ter uma boa qualidade é necessário secá-la. Seja a peça, ou pedaço a pedaço (escalope, medalhão, chateaubriand, paillard e em outros cortes: cubos, emincè/ estrogonofe, etc). Para selar, criar uma "casquinha" que mantém os líquidos, sabores e nutrientes dentro da carne e não espumando e espalhando pela grelha ou frigideira ou panela.
Como secar? Com um pano de cozinha (bem limpo) ou papel absorvente.

Cortes citados:

* CHATEAUBRIAND (grelhar, com molhos, churrasco)
* MEDALHÃO (grelhar,churrasco, com molhos)
* ESCALOPES (grelhar, conhecidos normalmente como filés)
* PAILLARD (grelhar, parmegiana, milanesa)




CURIOSIDADES

"Filé-mignon – macio, suculento e de pouca gordura. Alguns gourmets o consideram “sem graça”. Seja como for, é sempre um prato caro nos cardápios. Da França nos vieram cortes com nomes que variam, dependendo da espessura da carne. Bem grossos são Chateaubriand, homenagem ao gordo escritor e diplomata francês (séc. 18) François René, Visconde de Chauteaubriand – famoso, entre outras coisas, por ter dito que “um escritor original não é aquele que não imita ninguém, mas aquele que ninguém consegue imitar”. Esse corte é criação de seu chef, Montmireil, que lhe preparava o prato enquanto seu patrão escrevia Memórias de Além-Túmulo. Um pouco mais finos são Tournedos. E mais finos ainda, Medaillon. Alguns pratos, usando esse filé-mignon, acabaram famosos. Entre eles um que Taillevent ensinava no Le Viandier (séc. 14) – o filé au poivre (à pimenta) – tostado na manteiga, flambado com conhaque e acrescido de grãos de pimenta verde e molho rôti. E de um filé en croûte (crosta), envolto em massa folhada. Os ingleses copiaram essa última receita, trocando só de nome – Filé à Wellington, homenagem ao primeiro Duque de Wellington, Arthur Wellesley, aquele que derrotou Napoleão em Waterloo (1815). Na culinária, como na televisão, (quase) nada se cria, (quase) tudo se copia ou se transforma."
Fonte: Continente Multicultural

Nenhum comentário: