Quem sou eu

Ao chegar em uma casa é maravilhoso ser recebida, em uma linda sala, bem decorada, arrumada....Sentar em um confortável sofá....Mas, quando sou chamada para ir a cozinha, conversar ajudando na preparação de algo que iremos degustar juntos ....é que me sinto realmente bem-vinda, integrada e a vontade. Aonde durante o preparo das refeições e ao redor da mesa todos relaxam, riem, choram, trocam idéias, soltam a criatividade, tomam decisões, fazem acordos.... Sou uma Chef de Cozinha descendente de italianos, portanto só poderia achar a cozinha o melhor lugar do mundo para falar. Associo a Gastronomia Funcional com minha origem mediterrânea cheia de aromas, ervas aromáticas, cores e sabores frescos .... Estas duas faces de mim, resulta em uma outra culinária saudável, muito saborosa, perfumada, sem regras inflexíveis. Aonde faço da minha cozinha uma fonte de saúde e prazeres... Este blog é isto, um convite para você entrar e conversarmos a respeito de técnicas de gastronomia, cozinha na saúde, alimentação com prazer, bem-estar, idéias, vida, sentimentos e o que mais aparecer ... Entre e fique a vontade.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Primeira Visita

Impossível começar a escrever sem citar a minha filha, Maria Eugênia, que me apresentou ao mundo dos “blogs”, além de ser uma “visita” constante da minha cozinha. Durante muito tempo conversamos sobre cozinha e alimentação, quando na verdade falávamos de vida. Sempre achei que estes "papos" de alimentação correta e técnicas de gastronomia como instrumento de manutenção de propriedades nos alimentos, fossem apenas palavras sem função real para ela.
Hoje ela está morando em outra cidade com amigas, começando a trilhar sua vida na direção da independência profissional, emocional, psicológica e física. E neste novo universo, vejo muitas das nossas conversas semeadas na cozinha, germinando.
A escolha e compra dos alimentos, armazenamento correto, congelamento e descongelamento, preparação e combinação correta de ingredientes determinam a boa qualidade da refeição. Gerando uma boa saúde física e até emocional.
Basicamente, boas opções são:
- Boa quantidade de legumes, verduras e frutas da época. Geralmente foram colhidos a menos tempo aumentando a manutenção de suas propriedades nutricionais, além de serem mais econômicos.
- Cereais: Os integrais são melhores fontes de fibras e nutrientes. Arroz branco/ arbóreo / integral / cateto / vermelho, trigo (farinha branca, farinha integral e grãos), milho, centeio;
- Leguminosas: feijão, ervilha, grão de bico, lentilha, fava, tremoço, soja;
- Pelo menos uma fonte de proteína vegetal e/ou animal:
*Vegetal: tofú, leite de soja, sementes de girassol, gergelim, linhaça e abóbora, cogumelos, castanhas, noz, avelã, pinhão, aveia integral, germe de trigo e brotos vegetais ( feijão, alfafa, trigo, lentilha, grão de bico, gergelim, linhaça e outros).
*Animal: Peixe (chamada branca)
Frutos do mar
Aves (chamada branca)
Carne Vaca, Porco, Carneiro, Cabrito e outras (chamadas vermelhas)
Ovos
Laticínios (leite e derivados)
- Temperos:
* Condimentos: Muitas ervas (preferencialmente frescas). Salsinha, cebolinha, coentro, tomilho, manjericão, alecrim, sálvia, hortelã, endro (dill), louro, orégano, estragão e outras.
* Alho, Cebola e Alho-Poró (ou Alho-porro).
* Especiarias: pimentas, alcaparras, canela, cravo, cominho, gengibre, noz moscada, páprica, açafrão, cúrcuma (açafrão da terra), curry (mistura de: cúrcuma, cardamono, cominho, pimenta do reino (geralmente preta), cravo da índia, canela, noz moscada e as vezes gengibre).
A vantagem de alimentos bem temperados é que podemos diminuir na quantidade de sal. O tempero mais conhecido. Hoje em dia, é bem divulgado por médicos e nutricionistas, a necessidade do consumo controlado (reduzido) para uma boa saúde.
Isto já é um bom começo.
E agora como comprar, preparar !?!?
Bom.... isto é assunto para muitas visitas ....

2 comentários:

Unknown disse...

Oi Carminha.
Parabens,adorei!
E obrigada.
Vc acaba de me introduzir ao mundo do Blog!!
bj
Ethel

Edu disse...

Oi filhinha, tb? Parabéns pelo seu Blog, muito bem elaborado, escrito...eu diria até de dar "ÁGUA NA BOCA". Serei navegador assíduo do seu blog e conheço pessoas que tb curtem cozinhar, eh "RECEITA" na certa, blz?

Fique com Deus...bjssssssss